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Título: Um olhar para a área de língua portuguesa no ensino fundamental: análise do uso das TDIC na BNCC
Autor(es): Gulin, Miriam Cristina Ferreira
Orientador(es): Tarliz, Liao
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Base Nacional Comum Curricular
Língua portuguesa - Ensino auxiliado por computador
Educational technology
Information technology
Communication and technology
Portuguese language - Computer-assisted instruction
Data do documento: 17-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GULIN, Miriam Cristina Ferreira. Um olhar para a área de língua portuguesa no ensino fundamental: análise do uso das TDIC na BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm alterando as formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e de aprender. Na educação, as TDIC vêm sendo incorporadas às práticas docentes não só como meio para promover aprendizagens, mas também para apoiar os professores na implementação de diferentes metodologias de ensino. Considerando esse contexto educacional, o presente trabalho, de natureza bibliográfica e qualitativa, tem como objetivo mapear a proposta de uso das TDIC na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa no segmento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Prensky (2012), Kenski (2003), Grispun (2001), Rüdiger (2013), entre outros. Para realizar o mapeamento da demanda de uso das TDIC na BNCC, elaboramos três critérios de análise, a saber: a) o uso de gêneros digitais; b) as práticas digitais acionadas; e, por fim, c) os dispositivos digitais que precisarão ser mobilizados na prática pedagógica proposta. Os resultados da análise revelam que as práticas propostas na BNCC contribuem para a ampliação das capacidades de uso da Língua e das linguagens pelos estudantes. Verificamos também a mobilização de textos verbo-viso-sonoros que demandam o uso de tecnologia digital. Por fim, a proposta de trabalho com a escrita ou a produção de texto aponta para práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, assim como se verifica a ênfase no uso de softwares de edição de texto, de imagem e de áudio para editar textos produzidos em várias mídias.
Abstract: Over the past few decades, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have been changing the ways to work, to communicate, to relate and learn. In education, TDIC has been incorporated into teaching practices not only to promote learning, but also to support teachers in the implementation of different teaching methodologies. Considering this educational context, the present work, of a bibliographic and qualitative nature, aims to map the proposal for the use of TDICs in the National Common Curriculum Base (BNCC), more specifically in the curricular component of Portuguese Language in the segment of the Early Years of Elementary School. The theoretical reference for the development of this research are anchored in studies on technology and education by Prensky (2012), Kenski (2003), Grispun (2001), Rüdiger (2013), among others. To map the demand for the use of TDIC in the BNCC, we elaborated three analysis criteria, namely: a) the use of digital genres; b) the digital practices triggered; and, finally, c) the digital devices that will need to be mobilized in the proposed pedagogical practice. The results of the analysis reveal that the practices proposed in the BNCC contribute to the expansion of language use capacities and languages by students. We also verified the mobilization of verb-viso-sonorous texts that demand the use of digital technology. Finally, the proposal to work with writing or text production points to language practices related to the interaction and authorship (individual or collective) of the written, oral and multisemiotic text, as well as the emphasis on the use of text, image and audio editing softwares to edit text produced on various media.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23790
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