Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Weiss, Jean Pscheidt | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T20:25:40Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T20:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-16 | - |
dc.identifier.citation | WEISS, Jean Pscheidt. Panorama da circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias das pesquisas e publicações sobre a realidade aumentada no ensino de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23784 | - |
dc.description.abstract | Augmented reality (AR) is a digital technology that is developing rapidly and its applications in various contexts of society, including education, can bring several benefits. Previous research shows that there are many literature review studies on RA in education, but few with a focus on Science Education (Chemistry). As a consequence, little is known about the trends and challenges of the subject in question. Thus, the objective of the work is to provide an overview of the intracollective and intercollective circulation of ideas about research and publications that address AR in the teaching of Chemistry in Brazil. Through a systematic review of the literature of 14 studies between the years 2008 and 2018, using the epistemological category of Ludwick Fleck’s epistemological circulation of ideas as a theoretical reference, there was a low incidence of research and publications on AR in teaching of Chemistry and among those analyzed the majority are concentrated in the South and Southeast regions. Regarding the intercollective circulation of ideas, this is guaranteed due to the fact that the area of Chemistry teaching is composed of several thought collectives. Intracollective circulation, however, is in an incipient stage due to the distinct sharing of references and because there is no researcher or group of researchers specifically focused on the topic. In addition, the tendency to use AR to work with Chemistry subjects at the level of submicroscopic representation was also identified. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Fleck, Ludwik, 1896-1961 | pt_BR |
dc.subject | Augmented reality | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Panorama da circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias das pesquisas e publicações sobre a realidade aumentada no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Overview of the intracoletive and intercollective circulation of ideas from research and publications on augmented reality in chemistry education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia digital que está se desenvolvendo rapidamente e suas aplicações nos vários contextos da sociedade, inclusive na educação, podem trazer vários benefícios. Pesquisas anteriores mostram que há muitos estudos de revisão da literatura sore a RA na educação, mas poucos com o foco no Ensino de Ciências (Química). Como consequência, pouco se sabe sobre as tendências e os desafios da temática em questão. Assim, o objetivo do trabalho é realizar um panorama da circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias sobre as pesquisas e publicações que abordam a RA no ensino de Química no Brasil. Por meio de uma revisão sistemática da literatura de 14 trabalhos entre os anos de 2008 e 2018, utilizando como referencial teórico a categoria epistemológica circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias de Ludwick Fleck, verificou-se uma baixa incidência de pesquisas e publicações sobre RA no ensino de Química e dentre as analisadas a maioria se concentram nas regiões Sul e Sudeste. Com relação a circulação intercoletiva de ideias, essa é garantida devido ao fato da área ensino de Química ser composta por vários coletivos de pensamento. Já a circulação intracoletiva está em estágio incipiente devido ao compartilhamento distinto de referencias e por não haver um pesquisador ou grupo de pesquisadores voltados especificamente para o tema. Além disso, também identificou-se a tendência em utilizar a RA para trabalhar os assuntos de Química no nível de representação submicroscópico. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee2 | Garcez, Mônica Regina | - |
dc.contributor.referee3 | Dalt, Silvana Da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_08.pdf | 460,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.