Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Razzoto, Eliane Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T20:22:32Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T20:22:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
dc.identifier.citation | RAZZOTO, Eliane Siqueira. O uso de aplicativo como estratégia de ensino em aulas práticas de química para o ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23783 | - |
dc.description.abstract | Significant learning is presented today in the academic scenario as an excellent alternative to the passivity in which students find themselves. It brings with it a stimulus for knowledge, using different tools to make learning more participatory and interactive. Chemistry is one of the disciplines that has a strong appeal to practical activities, whether in elementary education – science teaching – or in high school. In the present work, an activity was proposed for a second-year class of Integrated Technical Education, from the Federal Institute of Education – IFPR. For the proposal, a tool from the “Application Factory” platform was used. The application made it possible for students to present various icons within the theme of practical classes, such as safety standards, glassware and their uses. Videos and exercises were used and, at the end, an opinion poll was made available to students, in order to find out how their interaction with the application was. It was possible to observe at the end of the project that, by sharpening the students’ curiosity for a new way of studying and interacting with the contents, autonomy and engagement in the search for knowledge develops simultaneously. Thus, the use of applications presented itself as a very promising aid alternative to traditional Chemistry laboratory classes, encouraging changes in the way students relate to the use of technologies and, thus, improve and boost their learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis - Estudo e ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios de química | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.subject | Mobile apps - Study and teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Chemical laboratories | pt_BR |
dc.title | O uso de aplicativo como estratégia de ensino em aulas práticas de química para o ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of application as a teaching strategy in practical chemistry classes for high school | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem significativa apresenta-se hoje no cenário acadêmico como uma excelente alternativa à passividade em que se encontram os estudantes. Traz consigo o estímulo para o conhecimento, utilizando para isso, diferentes ferramentas com vistas a tornar a aprendizagem mais participativa e interativa. A Química é uma das disciplinas que apresenta um forte apelo às atividades práticas seja no ensino fundamental – ensino de Ciências – ou no Ensino Médio. No presente trabalho foi proposta uma atividade para uma turma de segundo ano do Ensino Técnico Integrado, do Instituto Federal de Educação – IFPR. Para a proposta, foi utilizada uma ferramenta da plataforma “Fábrica de Aplicativos”. O aplicativo possibilitou a apresentação, para os estudantes, de vários ícones dentro da temática de aulas práticas, tais como normas de segurança, vidrarias e suas utilidades. Utilizou-se de vídeos e exercícios e, ao final, foi disponibilizado aos alunos uma pesquisa de opinião, visando saber como foi sua interação com o aplicativo. Foi possível observar ao final do projeto que, ao aguçar a curiosidade dos estudantes por uma nova forma de estudar e interagir com os conteúdos, que se desenvolve simultaneamente a autonomia e o engajamento na busca pelo conhecimento. Dessa forma, o uso de aplicativos apresentou-se como uma alternativa de auxílio muito promissora às aulas tradicionais de laboratório de Química, incentivando mudanças na forma com a qual os estudantes se relacionam com o uso de tecnologias e, assim, melhorar e impulsionar sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee2 | Garcez, Mônica Regina | - |
dc.contributor.referee3 | Dalt, Silvana Da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_06.pdf | 902,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.