Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23781
Título: A realidade aumentada na educação: uma pesquisa do tipo estado da arte
Autor(es): Kloss, Claudia Tonioti
Orientador(es): Liao, Tarliz
Palavras-chave: Realidade aumentada
Educação
Tecnologia educacional
Augmented reality
Education
Educational technology
Data do documento: 16-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KLOSS, Claudia Tonioti. A realidade aumentada na educação: uma pesquisa do tipo estado da arte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo do estado da arte sobre o uso da Realidade Aumentada na educação de crianças e jovens do ensino fundamental e médio. Foram pesquisadas e mapeadas bibliografias, teses e dissertações no período de 2008 a 2018, para a coleta de informações que fossem relevantes ao objeto de estudo, posteriormente foi utilizado para análise, sob a perspectiva de Bardin (2016). Este mapeamento e a análise dos dados, busca contribuir no entendimento de alguns usos da realidade aumentada na prática pedagógica dos trabalhos analisados. Como objeto de estudo foram identificadas 4 teses e 12dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações– BDTD. A análise de dados permitiu identificar como a realidade aumentada pode corroborar com a prática pedagógica, bem como na construção do conhecimento, na motivação e engajamento dos discentes, tornando a educação mais atrativa.
Abstract: This course shows paper presents a study of the state of the art on the use of Augmented Reality in the education of children and young people in elementary and high school. Bibliographies, theses and dissertations were searched and mapped from 2008 to 2018, for the collection of information that was relevant to the object of study, which was later used for analysis, from the perspective of Bardin (2016). This mapping and data analysis seeks to contribute to the understanding of some uses of augmented reality in the pedagogical practice of the analyzed works. As the object of study, 4 theses and 12 dissertations were identified, which were collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. Data analysis allowed to identify how augmented reality can corroborate with pedagogical practice, as well as in the construction of knowledge, motivation and engagement of students, making education more attractive.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23781
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_II_2020_04.pdf975,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.