Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23780
Título: | O uso de objetos de aprendizagem em aulas de matemática: possibilidades práticas |
Título(s) alternativo(s): | Use of learning objects in math classes: practical possibilities |
Autor(es): | Steinmetz, Bruno Cezar |
Orientador(es): | Loss, Taniele |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Matemática - Ensino e estudo Aprendizagem Planos de aula Educational technology Mathematics - Study and teaching Learning Lesson planning |
Data do documento: | 14-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | STEINMETZ, Bruno Cezar. O uso de objetos de aprendizagem em aulas de matemática: possibilidades práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada refere-se ao desenvolvimento de um material de apoio ao docente, consistindo em três planos de aula que associam um conteúdo matemático a um objeto de aprendizagem, os quais indicam o uso da tecnologia digital em aulas de Matemática da Educação Básica. Objetiva-se que o docente encontre aqui um suporte para fazer uso das tecnologias digitais em suas aulas, trazendo algumas possibilidades práticas para que essa experiência aconteça. Inicialmente, faz-se uma discussão de como a educação atual é associada ao uso de tecnologias digitais, mais especificamente na área do conhecimento de Matemática, sendo apresentadas as funções que a instituição escolar e o docente possuem nessa configuração tecnológica. Em seguida, apresenta-se o conceito de objeto de aprendizagem, o qual servirá de apoio para o desenvolvimento de planejamentos didáticos de conteúdos de Matemática, sendo eles perímetro e área de figuras geométricas, probabilidades e sólidos geométricos. Cada um dos planejamentos didáticos é associado a um objeto de aprendizagem selecionado em repositórios disponíveis na Internet. Por fim, apresentam-se as conclusões acerca da pesquisa, a qual pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica. |
Abstract: | The research presented here refers to the development of a material to support the teacher, consisting of three lesson plans that associate mathematical content with a learning object, which indicate the usage of digital technology in mathematics classes in Basic Education. It is intended that the teacher findhere a support to make use of digital technologies in their classes, bringing some practical possibilities for this experience to happen. Initially, a discussion is made of how current education is associated with the use of digital technologies, more specifically in the area of mathematics knowledge, being presented the functions that the school institution and the teacher have in this technological configuration. Next, the concept of learning object is presented, which will support the development of didactic planning of mathematics content, being they perimeter and area of geometric figures, probabilities and geometric solids. Each of the teaching plans is associated with a learning object selected in repositories available on the Internet. Finally, the conclusions about the research are presented, which can help in the development of an increasingly technological society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23780 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_03.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.