Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWzorek, Leticia-
dc.date.accessioned2021-01-06T16:44:30Z-
dc.date.available2021-01-06T16:44:30Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.citationWZOREK, Leticia. Melhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23750-
dc.description.abstractThis study addresses the applicability of concepts related to Lean Office in administrative areas of a medical clinic that needs to improve the performance of the patient care process. Building on concepts originally created for manufacturing environments, Lean Office is the translation of Lean Manufacturing principles into administrative processes. Through a methodological strategy oriented to direct intervention in the study environment, it was possible to analyze the flow map of one of the company’s processes, identify wastes and propose improvements. At the end, a new flow of process value was developed and the indicators established for control were measured. After the implementation of the actions, there was a 45% reduction in the time of service, a 29% increase in the company’s revenue and a 24% increase in the number of patients attended.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectClínicas médicaspt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectClinicspt_BR
dc.subjectPatient satisfactionpt_BR
dc.subjectProcesspt_BR
dc.titleMelhoria de desempenho no processo de atendimento de clínica médica utilizando a filosofia lean office: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativePerformance improvement in the medical clinic care process using the lean office philosophy: a case studypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a aplicabilidade dos conceitos relacionados ao Lean Office (escritório enxuto) em áreas administrativas de uma clínica médica que necessita melhorar o desempenho do processo de atendimento ao paciente. Partindo de conceitos criados originalmente para ambientes de manufatura, o Lean Office é a tradução dos princípios do Lean Manufacturing aos processos administrativos. Através de uma estratégia metodológica orientada para a intervenção direta no ambiente de estudo, foi possível analisar o mapa de fluxograma de um dos processos da empresa, identificar desperdícios e propor melhorias. Ao final, desenvolveu-se um novo fluxo de valor do processo e mensuração dos indicadores estabelecidos para controle. Após a implantação das ações houve uma redução de 45% no tempo de atendimento, um ganho de 29% da receita da empresa e 24% de aumento no número de pacientes atendidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paris, Wanderson-
dc.contributor.referee1Paris, Wanderson-
dc.contributor.referee2Leite, Higor Vinicius dos Reis-
dc.contributor.referee3Lima Junior, Francisco Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVIII_2019_14.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.