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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Leonardo Augusto Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-06T16:39:12Z | - |
dc.date.available | 2021-01-06T16:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Leonardo Augusto Reis de. Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749 | - |
dc.description.abstract | The strategy of an organization describes how it intends to create value for its shareholders. Through the development of the Balanced Scorecard and the Strategic Map of a fuel distributor it is possible to show in what should the company focus its investments to create value using tangible and intangible assets. For a fuel distributor, the way to generate and pass value is through the price practiced in this oligarchic market. The best strategy will lead to the best result of the company. By adding to the strategic map the vision of the market in which it operates, we come to the strategy to be implemented by the organization. That is the purpose of the work. The result was a strategic map showing the dependence of value generation on intangible assets, such as the market knowledge of employees. There is no structured way for the decision to readjust the price of diesel oil, a product that is subject to variations caused by scenarios external to the organizations. Everything is empirically based on the company’s intangible. Thus, the need to create a diesel oil pricing model, based on the Games Theory, is evidenced because it is an oligarchic market. We conclude that the present work is the key to a pricing model. The future of the work will be to follow a better understanding of the game model to be applied and the programming of the model based on current and objective input data, such as market share, sales volume and unit margin. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Preços - Determinação | pt_BR |
dc.subject | Combustível | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Jogos | pt_BR |
dc.subject | Oligarquia | pt_BR |
dc.subject | Strategy | pt_BR |
dc.subject | Basing-point system | pt_BR |
dc.subject | Fuel | pt_BR |
dc.subject | Game theory | pt_BR |
dc.subject | Oligarchy | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas. Através do desenvolvimento do Balanced Scorecard e do Mapa Estratégico de uma distribuidora de combustíveis é possível mostrar onde a empresa deve concentrar seus investimentos para criar valor, utilizando-se de ativos tangíveis e intangíveis. Para uma distribuidora de combustíveis, a forma de gerar e passar valor é através do preço praticado nesse mercado oligárquico. A melhor estratégia levará ao melhor resultado da empresa. Agregando ao mapa estratégico a visão do mercado em que atua, chega-se à estratégia a ser implementada pela organização. Esse é o objetivo do trabalho. O resultado foi um mapa estratégico em que se nota a dependência de geração de valor sobre ativos intangíveis, como o conhecimento de mercado dos empregados. Não existe forma estruturada para a tomada de decisão de reajuste de preço do óleo diesel, produto que sofre variações ocasionadas por cenários externos às organizações. Tudo está baseado empiricamente no intangível da empresa. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de criar um modelo de precificação do óleo diesel, baseado na Teoria dos Jogos, por se tratar de um mercado oligárquico. Conclui-se que o presente trabalho é a chave para um modelo de precificação de preços. O futuro do trabalho será seguir para um melhor entendimento do modelo de jogos a ser aplicado e a programação do modelo com base em dados de entrada atuais e objetivos, como share de mercado, volume de venda e margem unitária. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Paulo Daniel Batista de | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Paulo Daniel Batista de | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Luciana Vieira de | - |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Marco Aurélio Batista de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Empresarial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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