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Título: A percepção dos gestores de uma empresa de telemarketing sobre a necessidade de uma proposta de endomarketing
Título(s) alternativo(s): The perception of telemarketing company managers about the need for an endomarketing proposal
Autor(es): Silva, Honória Pereira da
Orientador(es): Niada, Aurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Marketing
Comunicação
Motivação no trabalho
Telemarketing
Communication
Employee motivation
Data do documento: 15-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Honória Pereira. A percepção dos gestores de uma empresa de telemarketing sobre a necessidade de uma proposta de endomarketing. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Endomarketing resume-se em ações de marketing voltadas para o público interno, com o intuito de manter os colaboradores engajados, motivados e comprometidos com os objetivos da organização. As ações têm como foco principal a transformação do público interno em primeiro cliente dos serviços e produtos ofertados, e consequentemente atingir o público externo. O endomarketing visa melhorar a qualidade e produtividade da organização e aperfeiçoar a comunicação interna entre os setores. Porém, para que um programa de endomarketing seja criado necessitase que haja entendimento e apoio dos gestores da empresa. Essa pesquisa teve como objetivo realizar uma análise da percepção dos gestores de uma empresa da área de telemarketing, sobre os benefícios do endomarketing e a necessidade da criação de uma proposta com estratégias e ações voltadas a fortalecer o vínculo entre empresa e empregado. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas com os gestores da empresa e na segunda etapa a análise dos dados coletados e o desenvolvimento de uma proposta de endomarketing. Após a apuração dos dados, foi constatada que existe a necessidade da criação do programa de endomarketing. Devido as ações estimularem o engajamento e comprometimento dos colaboradores, tais estímulos devem ser realizados de forma contínua.
Abstract: Endomarketing is summarized in marketing actions aimed at the internal public, in order to keep employees engaged, motivated and committed to the organization’s goals. The main focus of the actions is to transform the internal public into the first customer of the services and products offered, and consequently reach the external public. Internal marketing aims to improve the quality and productivity of the organization and improve internal communication between sectors. However, for an internal marketing program to be created, there needs to be understanding and support from the company’s managers. This research aimed to analyze the perception of the managers of a telemarketing company, about the benefits of internal marketing and the need to create a proposal with strategies and actions aimed at strengthening the bond between company and employee. The research was conducted in two stages, the first exploratory and the second descriptive. In the first stage interviews were conducted with company managers and in the second stage the analysis of the collected data and the development of an internal marketing proposal. After verifying the data, it was found that there is a need to create the Endomarketing program. Because actions stimulate employee engagement and commitment, such incentives must be carried out continuously.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23744
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