Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLovato, Cristine-
dc.date.accessioned2021-01-06T15:28:04Z-
dc.date.available2021-01-06T15:28:04Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.citationLOVATO, Cristine. Marketing pessoal na atuação profissional de designer de interiores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23741-
dc.description.abstractThe activity of Interior Design goes back to the old period and extends to the modern period, but in Brazil it was recognized only from Law n. 13369/16, which now regulates the professional performance in the country, bringing greater security and autonomy in the labor market. Until then, this professional was in the margins of other professions already regulated, and could not sign projects, for example. This study aims to analyze how Personal Marketing can help Interior Designer better prepare its image and personal presentation to attract new clients. As specific objectives we seek to raise the emergence of Interior Design in the world and in Brazil; conceptualize the expression and legality of the profession in Brazil; correlate the professional segment and its relevance to society; Identify the elements of Personal Marketing (culture, values, leadership, strategies, structure, personnel, technology, knowledge, perception and processes in the discipline of Interior Design); to verify why professional approval has ensured professional performance in the labor market. The methodology included a literature search, interviews with professionals in the field and data collection and analysis. The results achieved reinforced the importance of personal marketing in this area, as well as different and complementary ways of using it in favor of prospecting and keeping customers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDecoradores de interiorespt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectDesignerspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInterior decoratorspt_BR
dc.subjectVocational guidancept_BR
dc.titleMarketing pessoal na atuação profissional de designer de interiorespt_BR
dc.title.alternativePersonal marketing in the professional performance of interior designerspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA atividade do Design de Interiores remonta ao período antigo e estende-se ao período moderno, mas no Brasil foi reconhecida somente a partir da Lei n. 13.369/2016, que passa a balizar normativamente a atuação do profissional da área no país, trazendo maior segurança e autonomia no mercado de trabalho. Até então, este profissional estava à margem das demais profissões já regulamentadas, não podendo, por exemplo, assinar projetos. Esse estudo tem como objetivo geral analisar de que forma o Marketing pessoal pode ajudar o Designer de Interiores a melhor preparar sua imagem e sua apresentação pessoal para captar novos clientes. Como objetivos específicos procura-se levantar o surgimento do Design de Interiores no mundo e no Brasil; conceituar a expressão e a legalidade da profissão no Brasil; correlacionar o segmento profissional e sua relevância à sociedade; identificar os elementos do Marketing Pessoal (cultura, valores, liderança, estratégias, estrutura, pessoal, tecnologia, conhecimento, percepção e processos na disciplina de Design de Interiores); identificar porque a aprovação profissional assegurou a atuação profissional no mercado de trabalho. A metodologia contou com uma pesquisa da bibliografia, entrevistas com profissionais da área e coleta e análise de dados. Os resultados alcançados reforçaram a importância do Marketing pessoal nesta área, bem como diferentes e complementares formas de utilizá-lo a favor da prospecção e fidelização de clientes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Juliana Conceição Noschang da-
dc.contributor.referee1Costa, Juliana Conceição Noschang da-
dc.contributor.referee2Calderari, Egon Bianchi-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVIII_2019_05.pdf563,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.