Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23738
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Laurino, Angélica Matais | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-06T15:18:55Z | - |
dc.date.available | 2021-01-06T15:18:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
dc.identifier.citation | LAURINO, Angélica Matais. Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23738 | - |
dc.description.abstract | This monograph has as object of study the video platform and social network Youtube, which can serve as a teaching tool for children. The objective is to explore the audiovisual resource as a way of systematizing the study in the development of creativity, autonomy and knowledge sharing. The work is defined as a qualitative research using the Case Study method. The following stand out as methodological procedures: bibliographic review on the subject, analysis of the contents of the testimonies and of the activities carried out with the students of the 4th grade of Elementary School I. To produce the material that would be analyzed, two activities were given to the students: one of critical analysis of the videos “Como fazer mini MC Lanche Feliz do MC Donalds - Faça em casa” by Gato Galáctico and “Dicas da Babi” from the channel Mãe Nutricionista; and another one for the children to understand all the stages of producing a video for a channel from Youtube. It is understood that children today, who are digital natives, go through different teaching and learning processes daily on the internet and that these practices can be explored by teachers. This work was designed to develop children’s study autonomy, which has a helper on YouTube even though it is a complex process. It is believed, therefore, that YouTube can play a role in enhancing children’s learning and giving autonomy to their development if used correctly. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Internet e crianças | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource) | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.subject | Internet and children | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.title.alternative | A study on Youtube as a teaching and learning tool for 4th grade elementary school children | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objeto de estudo a plataforma de vídeos e rede social Youtube, que pode servir como uma ferramenta de ensino para crianças. O objetivo visa explorar o recurso audiovisual como forma de sistematização de estudo no desenvolvimento da criatividade, autonomia e compartilhamento do conhecimento. O trabalho é definido como uma pesquisa qualitativa por meio do método de Estudo de Caso. Destacam-se como procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre o tema e análise dos conteúdos dos depoimentos e das atividades feitas com os alunos do 4ª do Ensino Fundamental I. Para produzir o material que seria analisado, foram passadas duas atividades para os alunos: uma de análise crítica dos vídeos “Como fazer mini MC Lanche Feliz do MC Donalds - Faça em casa” do Gato Galáctico e “Dicas da Babi” do canal Mãe Nutricionista; e outra para que as crianças compreendessem todas as etapas da produção de um vídeo para um canal de Youtube. Entende-se que as crianças dos dias atuais, muitos destes imersos na sabedoria digital, passam por diferentes processos de ensino aprendizagem diariamente na internet e que essas práticas podem ser exploradas pelos docentes. O presente trabalho foi elaborado para desenvolver a autonomia de estudo das crianças, que tem no Youtube um auxiliador mesmo que seja um processo complexo. Acredita-se, portanto, que o Youtube pode ter um papel de potencializar o aprendizado das crianças e dar autonomia ao desenvolvimento delas se for utilizado. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee1 | Liao, Tarliz | - |
dc.contributor.referee2 | Thees, Andrea | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Fábio Lennon Marchon dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_02.pdf | 568,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.