Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23737
Título: O uso do software educacional GeoGebra para a aprendizagem do conteúdo matemático de quadriláteros
Título(s) alternativo(s): The use of GeoGebra educational software in teaching the mathematical content of quads
Autor(es): Bretas, Adriane Muraro Rode
Orientador(es): Loss, Taniele
Palavras-chave: Matemática - Educação - Software
Conhecimento e aprendizagem
Quadrilátero
Polígonos
Mathematics - Education - Software
Knowledge and learning
Quadrilaterals
Polygons
Data do documento: 14-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRETAS, Adriane Muraro Rode. O uso do software educacional GeoGebra para a aprendizagem do conteúdo matemático de quadriláteros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho consiste em verificar se o estudante, mediante uso do software GeoGebra, consegue construir conhecimentos matemáticos sobre quadriláteros, além de analisar o uso de recursos tecnológicos pelos mesmos em aulas de matemática. Foi direcionado aos estudantes do ensino fundamental de uma escola estadual pública na cidade de Curitiba do estado do Paraná. Adotamos uma pesquisa quantiqualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, de campo e questionários. Os estudantes inicialmente interagiram com o software GeoGebra e na sequência foram desafiados em utilizá-lo para uma aula investigativa sobre diagonais dos quadriláteros. Como resultado da experiência, notamos que os estudantes interagiram de forma exploratória com o software. Eles perceberam que as ferramentas do GeoGebra, como: polígono regular, segmento de reta, distância entre dois pontos, ponto médio e ângulo, possibilitaram a construção de quadriláteros e de suas diagonais. Isso propiciou novos olhares na compreensão e exploração de conceitos geométricos, implicando na construção de conhecimentos a respeito do conteúdo abordado.
Abstract: This work consists of verifying if the student, using the GeoGebra software, is able to build mathematical knowledge about quadrilaterals, in addition to analyzing their use of technological resources in mathematics classes. It was aimed at elementary school students at a public state school in the city of Curitiba in the state of Paraná. We adopted a quantitative-qualitative research, using bibliographic, field research and questionnaires. The students initially interacted with the GeoGebra software and were subsequently challenged to use it for an investigative class on quadrilateral diagonals. As a result of the experience, we noticed that the students interacted in an exploratory way with the software. They realized that GeoGebra tools, such as: regular polygon, line segment, distance between two points, midpoint and angle, made it possible to construct quadrilaterals and their diagonals. This provided new perspectives on the understanding and exploration of geometric concepts, implying the construction of knowledge about the content covered.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23737
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_II_2020_01.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.