Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23737
Título: | O uso do software educacional GeoGebra para a aprendizagem do conteúdo matemático de quadriláteros |
Título(s) alternativo(s): | The use of GeoGebra educational software in teaching the mathematical content of quads |
Autor(es): | Bretas, Adriane Muraro Rode |
Orientador(es): | Loss, Taniele |
Palavras-chave: | Matemática - Educação - Software Conhecimento e aprendizagem Quadrilátero Polígonos Mathematics - Education - Software Knowledge and learning Quadrilaterals Polygons |
Data do documento: | 14-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BRETAS, Adriane Muraro Rode. O uso do software educacional GeoGebra para a aprendizagem do conteúdo matemático de quadriláteros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho consiste em verificar se o estudante, mediante uso do software GeoGebra, consegue construir conhecimentos matemáticos sobre quadriláteros, além de analisar o uso de recursos tecnológicos pelos mesmos em aulas de matemática. Foi direcionado aos estudantes do ensino fundamental de uma escola estadual pública na cidade de Curitiba do estado do Paraná. Adotamos uma pesquisa quantiqualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, de campo e questionários. Os estudantes inicialmente interagiram com o software GeoGebra e na sequência foram desafiados em utilizá-lo para uma aula investigativa sobre diagonais dos quadriláteros. Como resultado da experiência, notamos que os estudantes interagiram de forma exploratória com o software. Eles perceberam que as ferramentas do GeoGebra, como: polígono regular, segmento de reta, distância entre dois pontos, ponto médio e ângulo, possibilitaram a construção de quadriláteros e de suas diagonais. Isso propiciou novos olhares na compreensão e exploração de conceitos geométricos, implicando na construção de conhecimentos a respeito do conteúdo abordado. |
Abstract: | This work consists of verifying if the student, using the GeoGebra software, is able to build mathematical knowledge about quadrilaterals, in addition to analyzing their use of technological resources in mathematics classes. It was aimed at elementary school students at a public state school in the city of Curitiba in the state of Paraná. We adopted a quantitative-qualitative research, using bibliographic, field research and questionnaires. The students initially interacted with the GeoGebra software and were subsequently challenged to use it for an investigative class on quadrilateral diagonals. As a result of the experience, we noticed that the students interacted in an exploratory way with the software. They realized that GeoGebra tools, such as: regular polygon, line segment, distance between two points, midpoint and angle, made it possible to construct quadrilaterals and their diagonals. This provided new perspectives on the understanding and exploration of geometric concepts, implying the construction of knowledge about the content covered. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23737 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_01.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.