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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23724
Título: | Estudo das adaptações necessárias no porto de contêineres da Embraport para a atracação do navio Maers Triple-e |
Autor(es): | Toniolo, Lucas Demele |
Orientador(es): | Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni |
Palavras-chave: | Atracação de navios Portos - Santos, Porto de (Santos, SP)H Navios de carga Dragagem Mooring of ships Harbors - Porto de Santos (Brazil) Cargo ships Dredging |
Data do documento: | 5-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | TONIOLO, Lucas Demele. Estudo das adaptações necessárias no porto de contêineres da Embraport para a atracação do navio Maers Triple-e. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A tendência mundial de alta demanda pela carga conteinerizada, aliada à situação de baixa eficiência dos portos brasileiros e ao aumento do tamanho dos navios porta-contêineres devido à sua economia de escala, traz à tona a necessidade de adaptação dos portos do Brasil para recebimento de mega navios. Essa adaptação visa o aproveitamento do potencial brasileiro a fim de aumentar sua competitividade no mercado internacional. Dessa forma, este trabalho tratou de levantar as adaptações necessárias para que o porto já existente da Embraport, localizado em Santos, possa receber o mega navio Maersk Triple-E. Para tanto foram analisados os efeitos de sua atracação na estrutura do cais, baseados em dados sobre a estrutura local, com o objetivo de identificar as intervenções fundamentais para tornar a operação executável. Os resultados obtidos revelaram que o calado e as defensas do cais necessitam de adaptações para tornar o cais apto, mas que o equipamento de movimentação de contêineres, o portêiner, não possui dimensões compatíveis com as dimensões no navio. |
Abstract: | The worldwide trend of high demand for containerized cargo, allied with the low efficiency condition of the Brazilian ports and the increasing size of container ships due to their economy of scale, highlights the need to adapt Brazilian ports to receive Mega ships. This adaptation aims to harness the Brazilian potential in order to increase its competitiveness in the international trade. Thus, the current work aimed to raise the adaptations só that the existing port of Embraport, located in Santos, can receive the mega ship Maersk Triple E. For that purpose the effects of its mooring on the quay structure were analysed, based on data of the local structure, in order to identify the key interventions to make the operation executable. The obtained results revealed that the quay draft and fenders need to be adapted to make the quay fit, but that the container handling equipment, the portainer, does not have dimensions compatible with the dimensions on the ship. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23724 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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