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dc.creatorToniolo, Lucas Demele-
dc.date.accessioned2021-01-05T15:40:50Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2021-01-05T15:40:50Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationTONIOLO, Lucas Demele. Estudo das adaptações necessárias no porto de contêineres da Embraport para a atracação do navio Maers Triple-e. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23724-
dc.description.abstractThe worldwide trend of high demand for containerized cargo, allied with the low efficiency condition of the Brazilian ports and the increasing size of container ships due to their economy of scale, highlights the need to adapt Brazilian ports to receive Mega ships. This adaptation aims to harness the Brazilian potential in order to increase its competitiveness in the international trade. Thus, the current work aimed to raise the adaptations só that the existing port of Embraport, located in Santos, can receive the mega ship Maersk Triple E. For that purpose the effects of its mooring on the quay structure were analysed, based on data of the local structure, in order to identify the key interventions to make the operation executable. The obtained results revealed that the quay draft and fenders need to be adapted to make the quay fit, but that the container handling equipment, the portainer, does not have dimensions compatible with the dimensions on the ship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAtracação de naviospt_BR
dc.subjectPortos - Santos, Porto de (Santos, SP)Hpt_BR
dc.subjectNavios de cargapt_BR
dc.subjectDragagempt_BR
dc.subjectMooring of shipspt_BR
dc.subjectHarbors - Porto de Santos (Brazil)pt_BR
dc.subjectCargo shipspt_BR
dc.subjectDredgingpt_BR
dc.titleEstudo das adaptações necessárias no porto de contêineres da Embraport para a atracação do navio Maers Triple-ept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA tendência mundial de alta demanda pela carga conteinerizada, aliada à situação de baixa eficiência dos portos brasileiros e ao aumento do tamanho dos navios porta-contêineres devido à sua economia de escala, traz à tona a necessidade de adaptação dos portos do Brasil para recebimento de mega navios. Essa adaptação visa o aproveitamento do potencial brasileiro a fim de aumentar sua competitividade no mercado internacional. Dessa forma, este trabalho tratou de levantar as adaptações necessárias para que o porto já existente da Embraport, localizado em Santos, possa receber o mega navio Maersk Triple-E. Para tanto foram analisados os efeitos de sua atracação na estrutura do cais, baseados em dados sobre a estrutura local, com o objetivo de identificar as intervenções fundamentais para tornar a operação executável. Os resultados obtidos revelaram que o calado e as defensas do cais necessitam de adaptações para tornar o cais apto, mas que o equipamento de movimentação de contêineres, o portêiner, não possui dimensões compatíveis com as dimensões no navio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni-
dc.contributor.referee1Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni-
dc.contributor.referee2Kimura, Érica Fernanda Aiko-
dc.contributor.referee3Corrêa, Janine Nicolosi-
dc.contributor.referee4Alberti, Mauro Edson-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
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