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Título: Visualização dos dados abertos da Polícia Rodoviária Federal sobre acidentes nas rodovias brasileiras
Título(s) alternativo(s): Visualization of open data from Federal Highway Police using accidents in brazilian highways
Autor(es): Vasconcelos, Pedro Henrique de Vargas
Mattos, Victor George Przibiciem de
Orientador(es): Kozievitch, Nádia Puchalski
Palavras-chave: Análise por agrupamento
Banco de dados
Acidentes de trânsito
Visualização da informação
Cluster analysis
Data bases
Traffic accidents
Information visualization
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VASCONCELOS, Pedro Henrique de Varga, MATTOS, Victor George Przibiciem de. Visualização dos dados abertos da Polícia Rodoviária Federal sobre acidentes nas rodovias brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas da Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbito no Brasil e, segundo dados da Confederação Nacional de Transporte, somente entre o período de 2007 a 2017, foram registrados mais de 1.6 milhões de acidentes e mais de 83 mil mortes. Em particular, dados de acidentes possuem não só componentes geográficos e temporais, como também dinâmicas incluindo trecho de BR, classificação diferenciada de acidentes, veículos e passageiros envolvidos em agregações diferenciadas (país, estado, cidade). Este trabalho propõe uma ferramenta visual de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) referentes ao período de Janeiro de 2007 a Junho de 2018, com o objetivo de suprir o problema de sobreposição de acidentes em áreas e identificação de padrões. Para isto, a aplicação foi inspirada aplicações similares, bem como em estudos sobre banco de dados, cidades inteligentes, sistemas de informação geográfica, algoritmos de clusterização e dados abertos.
Abstract: Traffic accidents are one of the leading causes of death in Brazil and, according to data from the Confederação Nacional de Transporte, between 2007 and 2017 alone, more than 1.6 million accidents and more than 83,000 deaths were recorded. In particular, accident data have not only geographic and temporal components, but also dynamics including BR stretch, differentiated classification of accidents, vehicles and passengers involved in different aggregations (country, state, city). This paper proposes a visual interface of accident data from the Federal Highway Police from January 2007 to June 2018, with the objective of supplying the problem of accident overlap in areas and pattern identification. In this direction, this interface is inspired by similar applications, as well as studies on databases, smart cities, geographic information systems, cluster algorithms and open data.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23718
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