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dc.creatorKovalski, Rodrigo Luiz-
dc.date.accessioned2021-01-05T14:27:36Z-
dc.date.available2021-01-05T14:27:36Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationKOVALSKI, Rodrigo Luiz. Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas da Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMétodos orientados a objetos (Computação)pt_BR
dc.subjectUML (Computação)pt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectObject-oriented methods (Computer science)pt_BR
dc.subjectUML (Computer science)pt_BR
dc.titleEstudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAssim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Stadzisz, Paulo Cézar-
dc.contributor.referee1Stadzisz, Paulo Cézar-
dc.contributor.referee2Setti, Mariângela de Oliveira Gomes-
dc.contributor.referee3Berardi, Rita Cristina Galarraga-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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