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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Kovalski, Rodrigo Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T14:27:36Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T14:27:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.citation | KOVALSKI, Rodrigo Luiz. Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas da Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Métodos orientados a objetos (Computação) | pt_BR |
dc.subject | UML (Computação) | pt_BR |
dc.subject | Electronic games | pt_BR |
dc.subject | Object-oriented methods (Computer science) | pt_BR |
dc.subject | UML (Computer science) | pt_BR |
dc.title | Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Stadzisz, Paulo Cézar | - |
dc.contributor.referee1 | Stadzisz, Paulo Cézar | - |
dc.contributor.referee2 | Setti, Mariângela de Oliveira Gomes | - |
dc.contributor.referee3 | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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