Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borgo, Leonardo Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T14:16:21Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T14:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.citation | BORGO, Leonardo Antonio. O cálculo diferencial e integral no ensino profissionalizante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23708 | - |
dc.description.abstract | That job aims to studying professional education in high school, especificaly Differential and Integral Calculus contents (ICD). Calculus is a subjects of mathematics, in which there are several applications in different contexts, one of them the industrial area. This fact raises the question of why this topic was excluded from the curriculum of professional education, some courses do not have it as a subject. To answer this question, a theoretical study was carried out, seeking in the legislation and literature, to get to know the theme through the path in professional education in Brazil, structuring the investigation in the twentieth century. To make it easier to understand the exclusion of the ICD, we reviewed the story from the beginning of the last century beginning of the last century with the creation of the “Escola de Aprendiz Artífice”, officially beginning the technical vocational education. Will also contemplate the reforms of Francisco Campos, Capanema and the Modern Math Movement (MMM), directly implicated in the content of the ICD. To mention the history of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), since its creation, citing also by the Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR) and Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). The legislation is fundamental to regulate the course curriculum in Brazil, só the Brazilian legislation was revised from the last Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) law 9.394, of 1996, reaching the national curriculum directive that is a document prepared by the Conselho Nacional de Educação (CNE). Finally, what the authors have written about ICD in vocational education, as well as its feasibility and application using technological resources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Differential calculus | pt_BR |
dc.subject | Integral calculus | pt_BR |
dc.subject | Technical education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | O cálculo diferencial e integral no ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo de estudar o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no ensino situado historicamente nos cursos técnicos da educação brasileira, procurando pelos porquês da exclusão do conteúdo de CDI na atualidade. O cálculo é um assunto da Matemática, em que há muitas aplicações em diferentes contextos, um deles é na área industrial. Pelo fato desta importância indaga-se os motivos da exclusão deste tópico nos currículos dos cursos profissionalizantes, visto que as ementas de alguns cursos técnicos não contemplam. Para responder o perguntado optamos em realizar um estudo teórico, buscando na legislação e na literatura, para conhecer o tema pelo percurso histórico da Educação Profissional no Brasil, estruturando a investigação no século XX. Para facilitar o entendimento da exclusão do CDI revisamos a história, partindo do início do século passado com a criação das Escola de Aprendiz Artífice, dando início oficialmente do Ensino profissional Técnico. Também contemplaremos as Reformas de Francisco Campos, Capanema e o Movimento da Matemática Moderna (MMM), que implicaram diretamente no conteúdo de CDI. Mencionaremos a história da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desde a sua criação, passando pela Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). A legislação é fundamental para regulamentar os currículos no Brasil, por isso foi revisada a legislação brasileira a partir da última Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) Lei 9.394, de 1996, chegando ais diretrizes curriculares nacionais, que é um documento elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Por fim o que os autores têm escrito sobre o CDI no ensino profissionalizante, bem como sua viabilização e aplicação utilizando recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
dc.contributor.referee1 | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Kalinke, Marco Aurélio | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Luciana Schreiner de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COMAT_2019_02_06.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.