Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Juliana Casellas-
dc.date.accessioned2021-01-05T14:08:31Z-
dc.date.available2021-01-05T14:08:31Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliana Casellas. Modelagem matemática na educação de jovens e adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23705-
dc.description.abstractSearching for more appropriate ways to approach mathematics at different levels and modalities of teaching has been a permanent objective in the academic formation and performance of mathematics teachers. This work presents a study about Mathematical Modeling as a teaching strategy and possibilities for its use in Youth and Adult Education. After a bibliographic research and a reflexive analysis of the author’s experiences in the classroom during the mandatory supervised internship, three teaching activities oriented by mathematical modeling with emphasis on the educational and sociocritical perspectives of this methodological tendency are proposed. Through these proposals, it is possible to promote a mathematics teaching that is consistent with the demands of Youth and Adult Education, which are generally different from the needs of regular education students, besides, it favors the formation of a teacher able to build his own practice with elements of creativity and social commitment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modellingpt_BR
dc.subjectEducations - Methodologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleModelagem matemática na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoBuscar formas mais adequadas de abordagem da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino tem sido um objetivo permanente na formação e atuação de professores de matemática. Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se um estudo acerca da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e possibilidades para sua utilização na Educação de Jovens e Adultos. Após uma pesquisa bibliográfica e uma análise reflexiva de vivências da autora ocorridas em salas de aula no decorrer da realização do estágio supervisionado obrigatório, são propostas três atividades de ensino orientadas pela modelagem matemática com ênfase nas perspectivas educativa e sociocrítica dessa tendência metodológica. Por meio de tais propostas é possível promover um ensino de matemática condizente com as demandas da EJA, que geralmente são diferentes das necessidades dos alunos do ensino regular, além de favorecer a formação de um professor capaz de construir sua prática com elementos de criatividade e compromisso social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee1Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee2Rolkouski, Emerson-
dc.contributor.referee3Banin, Edna Sakon-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2019_02_04.pdf902,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.