Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704
Título: Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Geometry teaching situations using manipulated materials for 3° ano of high school
Autor(es): Cruz, Isabella Shiraiwa
Orientador(es): Oliveira, Luciana Schreiner de
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Educação - Metodologia
Geometry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Educations - Methodology
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Isabella Shiraiwa. Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma instituição pública de ensino, do centro de Curitiba – PR, com estudantes do 3° ano do ensino médio. Com o objetivo de propor situações de ensino que auxiliassem a compreensão de conteúdos relacionados à geometria, por meio da utilização de materiais manipuláveis e explorando visualização por parte dos estudantes. Utilizou-se materiais manipuláveis, a fim de que, a partir das manipulações os estudantes compreendessem as fórmulas de área de figuras geométricas, calculassem os volumes de prismas e apresentassem uma proposta de um novo prisma com um volume determinado. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa-ação, que tem como finalidade aprimorar os trabalhos desenvolvidos. Com o intuito de relacionar visualização e conteúdo matemático, realizamos adaptações de situações de ensino já existentes, apresentamos uma sequência didática que possibilita a utilização de materiais manipuláveis no último ano do ensino médio.
Abstract: The present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring visualization by the students. Manipulable materials were used só that, from the manipulations, the students understood the area formulas of geometric figures, calculated the prism volumes and presented a proposal for a new prism with a determined volume. For this, the action research was used as methodology, which aims to improve the work developed. In order to relate visualization and mathematical content, we adapt existing teaching situations, present a didactic sequence that enables the use of manipulable materials in the last year of high school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2019_02_03.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.