Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704
Título: | Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Geometry teaching situations using manipulated materials for 3° ano of high school |
Autor(es): | Cruz, Isabella Shiraiwa |
Orientador(es): | Oliveira, Luciana Schreiner de |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Educação - Metodologia Geometry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Educations - Methodology |
Data do documento: | 4-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CRUZ, Isabella Shiraiwa. Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido em uma instituição pública de ensino, do centro de Curitiba – PR, com estudantes do 3° ano do ensino médio. Com o objetivo de propor situações de ensino que auxiliassem a compreensão de conteúdos relacionados à geometria, por meio da utilização de materiais manipuláveis e explorando visualização por parte dos estudantes. Utilizou-se materiais manipuláveis, a fim de que, a partir das manipulações os estudantes compreendessem as fórmulas de área de figuras geométricas, calculassem os volumes de prismas e apresentassem uma proposta de um novo prisma com um volume determinado. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa-ação, que tem como finalidade aprimorar os trabalhos desenvolvidos. Com o intuito de relacionar visualização e conteúdo matemático, realizamos adaptações de situações de ensino já existentes, apresentamos uma sequência didática que possibilita a utilização de materiais manipuláveis no último ano do ensino médio. |
Abstract: | The present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring visualization by the students. Manipulable materials were used só that, from the manipulations, the students understood the area formulas of geometric figures, calculated the prism volumes and presented a proposal for a new prism with a determined volume. For this, the action research was used as methodology, which aims to improve the work developed. In order to relate visualization and mathematical content, we adapt existing teaching situations, present a didactic sequence that enables the use of manipulable materials in the last year of high school. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COMAT_2019_02_03.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.