Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2360
Título: Sequência didática como estratégia de ensino interdisciplinar: uma experiência com alunos deficientes intelectuais
Título(s) alternativo(s): Educational sequence as interdisciplinary teaching strategy: an experience with intelectual disabled students
Autor(es): Soares, Adriane de Fátima da Luz
Orientador(es): Lima, Siumara Aparecida de
Palavras-chave: Incapacidade intelectual
Crianças deficientes
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Stupidity
Children with disabilities
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 9-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOARES, Adriane de Fátima da Luz. Sequência didática como estratégia de ensino interdisciplinar: uma experiência com alunos deficientes intelectuais. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em uma classe especial na modalidade de deficiência intelectual, com oito alunos e uma professora, de uma escola da rede pública municipal de Rio Azul PR. A aplicação do projeto intitulado “Aprendendo com a horta da escola”, contou com atividades realizadas a partir da criação de uma horta produzida pelos sujeitos da pesquisa e também pela pedagoga da escola, autora do presente estudo. Visando uma maior organização do trabalho pedagógico, utilizou-se como estratégia de ensino a sequência didática em atividades nas disciplinas de Arte, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental 1. O foco desta pesquisa foi a análise da aprendizagem dos alunos D.I., por meio de situações concretas, sobre o tema “Saúde e qualidade de vida”, o qual está contemplado no currículo escolar da classe, na disciplina de Ciências. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscou-se a fundamentação teórica sobre deficiência intelectual, ensino de Ciências para os anos iniciais e sequência didática. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, também com características de torná-la aplicada, que utilizou como método a observação participante. Para a análise dos dados da pesquisa, considerando as reflexões acerca de cada ação, recorreu-se ao processo cíclico presente na investigação-ação, a chamada espiral autorreflexiva lewiniana, tendo como categoria de análise, a aprendizagem dos alunos com D.I., a partir de intervenções interdisciplinares planejadas. O produto desenvolvido foi um caderno didático, o qual contribuiu para a preparação do aluno para realizar o processo classificatório que se dá por meio da aplicação de avaliações de conteúdos e habilidades. Os alunos classificados foram encaminhados a cursar o ano do ensino regular compatível com o qual foi declarado apto, conforme a legislação vigente. Como resultado da pesquisa, observou-se nos educandos uma maior interação nas aulas e com os conteúdos das disciplinas e, também, que o caderno didático pode ser aplicado a outras classes dos anos iniciais.
Abstract: This study was developed in a special class of intellectual disabilities and that consisted of eight students and a teacher, in a public school from Rio Azul PR, for implementing the project entitled "Learning from the school vegetable garden", which performs activities from the production of a vegetable garden planted by subject research and the school pedagogue who was the author of this survey. Aiming a better organization of pedagogical work, the learning strategy on activities of Art, Science, Portuguese and Mathematics subjects were used as educational sequence. The focus of this research is the analysis of students' learning of I.D through concrete situations, on the theme "Health and quality of life" which is included in the class curriculum in the science subject. During this survey, we sought the theoretical foundation about intellectual disabilities, teaching science for the early grades, educational sequence and reading, what formed the base of this work. It is a qualitative approach, as well as with characteristic to be applied, which used as a method the participant observation. For the analysis of research data will be used the process considering the reflections about each action, taking as a reference the cyclic process present in research-action, the so-called lewinian self-reflexive spiral. The product developed was an educational notebook, which has its contribution for the student preparation to perform the classification process that takes place through the content application and skills assessments, if classified, the student is directed to attend the regular school year, compatible with which is declared fit, getting care after/before school in a multifunctional resource room, according to the current legislation. As a category of analysis, there is students' learning with I.D from interdisciplinary interventions planned. As a result for the survey, it was observed in students a greater interaction in class and subjects contents, approvals in the classification process and also the educational notebook can be applied to other classes of early grades.
Descrição: Acompanha: Caderno de sequência didática sobre “saúde e qualidade vida” aplicado à classe especial modalidade de deficiência intelectual
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2360
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Soares, Adriane de Fátima da Luz_2013.pdf991,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Soares, Adriane de Fátima da Luz_2013_1.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.