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Título: Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
Título(s) alternativo(s): Between tensions and dialogues: scientific and technical knowledge and traditional knowledge in breastfeeding counseling practices
Autor(es): Bueno, Caroline de Moura
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Política pública
Amamentação
Crianças - Nutrição
Public policy
Breastfeeding
Children - Nutrition
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BUENO, Caroline de Moura. Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Essa dissertação trata sobre o aleitamento materno e está inserida no contexto da temática da Educação e Desenvolvimento. Nesse âmbito temático, é analisado o tensionamento entre os saberes tradicionais e técnicos a partir das perspectivas das orientações dos grupos de gestantes em um coletivo de mães e de enfermeiras. Além disso, também é estudado e discutido os aspectos organizacionais desses dois grupos. O objetivo principal dessa dissertação é analisar tal tensionamento, bem como os diálogos e racionalidades que os envolvem. A base do subsídio teórico utilizada para realização dessas análises foi à concepção de biopoder e biopolíticas, descritas por Michel Foucault. As teorias do autor são utilizadas para compreender os saberes técnicos-científicos e tradicionais e os discursos produzidos pelas políticas públicas em aleitamento materno. A abordagem metodológica utilizada para realizar essa investigação foi de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas em dois grupos com indivíduos da cidade de Pato Branco, Paraná. As principais análises produzidas pelo estudo separam-se em duas categorias: Os aspectos organizacionais/institucionais no processo de aconselhamento a partir de um coletivo e uma organização pública e os tensionamentos entre os saberes técnicos-científicos e os saberes tradicionais. A primeira categoria refere-se aos processos organizacionais de aconselhamento materno e observa-se como características principais a flexibilização e autonomia nas reuniões do coletivo frente racionalidade instrumental dos grupos de gestantes nas unidades de saúde. Na segunda categoria, destaca-se o balanceamento que ocorre entre o saber tradicional, apoiado pelas vivências, e o saber técnico-científico no coletivo e a dicotomia existente no discurso das enfermeiras entre esses dois saberes. Observa-se nos dois grupos analisados que a maternidade atravessa essas práticas no sentindo em que o aconselhamento em aleitamento materno ocorre apoiado nessas vivências. Por meio das reflexões de Foucault, discutiu-se o viés do controle social e a legitimação dos discursos de verdade. Diante das duas perspectivas, é possível enfatizar a diversidade de técnicas disciplinares nos Manuais de Aleitamento Materno, pois ele valoriza o saber instrumental frente à pluralidade de ideias do coletivo de mães. Contudo, também é importante ressaltar que o tensionamento reside nesse imbricamento, de saúde e cuidado, e que as participantes do presente estudo demonstram as relações de poder na reprodução desses discursos técnicos-científicos sem negar a importância das vivências no aconselhamento em aleitamento materno. No bojo desse embate de saberes e poderes percebidos, depreende-se a necessidade de articulação entre as esferas públicas e organizações não convencionais para compreender as atuações no âmbito de aconselhamento materno como uma prática sociocultural e valorizar a pluralidade de saberes existente nesse tema.
Abstract: This dissertation deals with breastfeeding and is inserted in the context of Education and Development. In this thematic scope, the tension between traditional and technical knowledge is analyzed from the perspective ofthe orientations of the groups of pregnant women in a collective of mothers and nurses. In addition, the organizational aspects of these two groups are also studied and discussed. The main objective of this dissertation is to analyze such tension, as wellas the dialogues and rationalities that involve them. The basis of the theoretical subsidy used to carry out these analyzes was the concept of biopower and biopolitics, described by Michel Foucault. The author's theories are used to understand the technical-scientific and traditional knowledge and the discourses produced by public policies on breastfeeding. The methodological approach used to carry out this investigation was a descriptive research, with a qualitative approach, with semi-structured interviews being conducted in two groups with individuals from the city of Pato Branco, Paraná. The main analyzes produced by the study are divided into two categories: the organizational / institutional aspects in the counseling process from a collective and a public organization and the tension between technical and scientific knowledge and traditional knowledge. The first category refers to the organizational processes of maternal counseling and the main characteristics are the flexibility and autonomy in the collective meetings in view of the instrumental rationality of the groups of pregnant women in the health units. In the second category, the balance that occurs between traditional knowledge, supported by experiences, and technical-scientific knowledge in the collective and the dichotomy existing in the nurses' discourse between these two types of knowledge stands out. It is observed in the two groups analyzed that motherhood goes through these practices in the sense that breastfeeding counseling occurs supported by these experiences. Through Foucault's reflections, the bias of social control and the legitimation of truth discourses were discussed. In view of the two perspectives, it is possible to emphasize the diversity of disciplinary techniques in the Breastfeeding Manuals, as it values instrumental knowledge in view of the plurality of ideas from the collective of mothers. However, it is also important to emphasize that the tension lies in this overlap, of health and care, and that the participants of the present study demonstrate the power relations in the reproduction of these technical-scientific discourses without denying the importance of the experiences in breastfeeding counseling. At the center of this clash of perceived knowledge and powers, there is a need for articulation between public spheres and non-conventional organizations to understand the actions in the context of maternal counseling as a socio-cultural practice and to value the plurality of knowledge existing in this theme.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23596
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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