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dc.creatorPerretto, Felipe-
dc.date.accessioned2020-12-22T23:12:38Z-
dc.date.available2020-12-22T23:12:38Z-
dc.date.issued2020-08-24-
dc.identifier.citationPERRETTO, Felipe. Análise da acessibilidade a serviços de saúde através do sistema de transporte de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23585-
dc.description.abstractCities are characterized as key points in human activity and in the transformation of environmental and social aspects. In this context, transportation and issues related to accessibility to services and equipment play a fundamental role. In this way, practical solutions are sought for transportation to develop alternatives that make the environment more adequate to the demands of displacement and accessibility of the population. Given the understanding of the relationship between accessibility to urban facilities and the city, there are characteristics that enhance displacement and materialize inequality in space. In this sphere, accessibility to health equipment and its relationship with the transport system are the object of this study. We sought to understand and interpret such relationships in Curitiba, through the survey and grouping of sócio-spatial data together with public transport and its accessibility to health services. Such data was computed in accessibility estimates calculated for public transport and active transport, through geoprocessing in the Qgis and DepthMap software. As a final result, it was noted how the structural axes through DOT and the distribution of health equipment in the territory design the organization of the space. Through areas with excellent levels of accessibility and with gaps in access to opportunities, persistent inequality was noted in relation to spatial segregation due to the uneven distribution of the transport system and the distribution of more specialized health equipment infrastructure. There are variations in accessibility according to the type of modal and travel time, but balanced given the scope of the health and transport system. It is also identified how the public transport system interferes with people’s decision-making for services.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao transporte localpt_BR
dc.subjectSaúde pública - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectSaúde pública - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLocal transit accessibilitypt_BR
dc.subjectPublic health - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.subjectPublic health - Equipment and suppliespt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade a serviços de saúde através do sistema de transporte de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of accessibility to health services through Curitiba transport systempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs cidades são caracterizadas como pontos chave da atividade humana e de transformação dos aspectos ambientais e sociais. Neste contexto, o transporte e questões relacionadas à acessibilidade a serviços e equipamentos têm papel fundamental. Dessa forma, buscam-se soluções práticas pelo transporte para desenvolvimento de alternativas que tornem o ambiente mais adequado às exigências de deslocamento e acessibilidade da população. Dada a compreensão das relações entre acessibilidade a equipamentos urbanos e a cidade, observa-se características potencializadoras de deslocamentos e materializadoras da desigualdade no espaço. Nessa esfera, a acessibilidade a equipamentos de saúde e as suas relações com o sistema de transporte são o objeto desse estudo. Procurouse compreender e interpretar tais relações em Curitiba, através do levantamento e agrupamento de dados socioespaciais juntos ao transporte público e sua acessibilidade aos serviços de saúde. Computou-se tais dados em estimativas de acessibilidade calculadas para transporte coletivo e transportes ativos, através de geoprocessamento nos softwares Qgis e DepthMap. Como resultado final, notou-se como os eixos estruturais através do DOT e a distribuição dos equipamentos de saúde no território desenham a organização do espaço. Através de áreas com ótimos níveis de acessibilidade e com vazios de acesso a oportunidades, notou-se desigualdade persistente em relação a segregação espacial por conta da distribuição desigual do sistema de transporte e da distribuição da infraestrutura de equipamentos de saúde mais especializados. Existem variações de acessibilidade de acordo com tipo de modal e tempo de viagem, porém equilibradas dada a abrangência do sistema de saúde e transporte. Também é identificado como o sistema de transporte público interfere na tomada de decisão das pessoas por serviços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1403-0572pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443176534971027pt_BR
dc.contributor.advisor1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Jose Ricardo Vargas de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2594-3550pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2623694283407305pt_BR
dc.contributor.referee2Vargas, Julio Celso Borello-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8321-5362pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198461567257652pt_BR
dc.contributor.referee3Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues, Thiago Guimaraes-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5278-7130pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580448553377541pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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