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dc.creatorRoza, Douglas Alcindo da-
dc.date.accessioned2020-12-22T13:51:34Z-
dc.date.available2020-12-22T13:51:34Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationROZA, Douglas Alcindo da. Modelo de seleção de tecnologias na gestão de resíduos sólidos urbanos. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23579-
dc.description.abstracthis study aims to organize a conceptual model of selection of technologies for the management of municipal household waste. The methodology starts with a systematic review of the literature to identify technologies and studies on innovative and sustainable ideas in the management of urban solid waste, as well as criteria for assessing waste management.The results of the literature search are presented to specialists to select the main criteria for assessing waste management systems.Based on the selected criteria, interviews with decision makers can be carried out, so it ispossible to identify problems and design possible solutions in waste management.Possible solutions are ranked in order of preference using multicriteria methods.In this work, two case studies were applied, the first of which was conducted with interviews with specialists and a municipal manager. In this case study, a problem related to the segregation and identification of waste was identified, and through the opinion of experts, the problem it could be solved through a technological scenario using technological dumps and financial incentives to encourage.In the second case study, the municipal manager reported a waste management problem related to the traceability of transport and packaging of the material. In this study, the decision maker selected through the multi-criteria methods on the implementation of a vehicle monitoring system in real time to track collecting vehicles. With the application of the model, it was observed that the steps can be applied in any context and the decision-makers can be different actors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectIntegrated solid waste mangementpt_BR
dc.subjectMultiple criteria decision makingpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleModelo de seleção de tecnologias na gestão de resíduos sólidos urbanospt_BR
dc.title.alternativeTechnology selection model for solid urban wastemanagementpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por finalidade a organização de um modelo conceitual de seleção de tecnologias para o gerenciamento de resíduos urbanos municipais.A metodologia inicia com uma revisão sistêmica da literatura para identificar tecnologias e estudos sobre ideias inovadoras e sustentáveis na gestão de resíduos sólidos, bem como,critérios de avaliação de gestão de resíduos. Os resultados da pesquisa de literatura são apresentadospara especialistas com o intuito de selecionar os principais critérios para avaliação de sistemas de gestão de resíduos. A partir dos critérios selecionados podem ser realizadas entrevistas com decisores, assim podem-se identificar problemas e projetar possíveis soluções na gestão de resíduos. As possíveis soluções são hierarquizadas por ordem preferência através de métodos multicritérios.Neste trabalho fez-se a aplicação em dois estudos de caso, sendo o primeiro realizado entrevistas com especialistas e gestor municipal, nesse estudo de caso identificou-se um problema relacionado à segregação e identificação dos resíduos, e através da opinião de especialistas, o problema poderia ser resolvido por meio de um cenário tecnológico utilizando lixeiras com tecnologia e incentivos financeiros. Já no segundo estudo de caso o gestor municipal informou um problema de gestão de resíduos relacionado à rastreabilidade do transporte e acondicionamento do material, nesse estudo o decisor selecionou por meio dos métodos multicritérios sobre a implementação de sistema de monitoramento de veículos em tempo real para rastrear os veículos coletores. Com a aplicação do modelo, observou-se que as etapas podem ser aplicadas em qualquer contexto e os decisores podem ser diversos atores.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4010-1087pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982302582490800pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Edson Pinheiro de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9331-1569pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304491503357135pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Sergio Eduardo Gouvea da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9882-5857pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549171741917116pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Edson Pinheiro de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9331-1569pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304491503357135pt_BR
dc.contributor.referee2Deschamps, Fernando-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5269-3721pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3858815340688388pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Gilson Ditzel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7839-2281pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7588810166034182pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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