Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Valéria Verissimo-
dc.date.accessioned2020-12-16T20:21:50Z-
dc.date.available2020-12-16T20:21:50Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationGOMES, Valéria Verissimo. Brincando e poetando: o poema como instrumento de encantamento do leitor e desenvolvimento de habilidades linguísticas. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23556-
dc.descriptionAcompanha: Site Brincando e Poetando: planos on-line como ferramenta de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractWould it be possible to develop, among the necessary skills for the literacy process, the understanding of the grapheme / phoneme relationship in students of the last year of Early Childhood Education playfully? The present research proposed to investigate this question, very relevant, in a class of the last year of a Municipal Center for Early Childhood Education, in Cambé / PR. Therefore, the objective was to place the teacher as a mediator of the student's knowledge, in an attractive and pleasurable way, with regard to the acquisition of Phonological Awareness, according to Vigotski, occurring via games, drawings, parlances, songs, poems and boxes. It also aimed to provide a website, as an educational product, in which it is possible to access lesson plans prepared with an emphasis on the genres worked for the acquisition of Phonological Awareness and the development of auditory, reading and writing skills for this stage. In the investigation, we sought to discuss the role of the child throughout human history, how it develops and the importance of adult mediation in its learning process, having as theoretical support authors such as Ariès (1981), Gal, (1954), Kuhlmann Junior (2001), Rizzo (2003), Oliveira (1993), Vigotski (2007). Regarding the acquisition of FC, auditory skills and work with writing - using different textual genres -, were appropriate texts mainly by Dehaene (2012), Morais (2013), Piccoli and Camini (2012), Stampa (2015) and Jardim (2001). Methodologically, this investigation, of bibliographic and qualitative character, also fits as field research. During its execution, diagnostic evaluations were carried out, as well as other evaluations at the end of the first and second semesters, which resulted in demonstrative graphics that illustrate the progress of the class in relation to the contents worked on, and such results contribute to teaching practice with regard to work with EI students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Fonologiapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEnglish language - Phonologypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.titleBrincando e poetando: o poema como instrumento de encantamento do leitor e desenvolvimento de habilidades linguísticaspt_BR
dc.title.alternativePlaying and poeting: the poem as an instrument to enchant the reader and develop language skillspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoSeria possível desenvolver, dentre as capacidades necessárias para o processo de alfabetização, a compreensão da relação grafema/fonema em alunos do último ano da Educação Infantil (EI) ludicamente? A presente pesquisa propôs-se a investigar tal questão, bastante relevante, em uma turma do último ano de um Centro Municipal de Educação Infantil, de Cambé/PR. Portanto, teve como objetivo colocar o professor como mediador do conhecimento do aluno, de forma atraente e prazerosa, no que tange à aquisição da Consciência Fonológica (CF), conforme Vigotski, ocorrendo via brincadeiras, desenhos, parlendas, canções, poemas e quadrinhas. Ainda visou-se disponibilizar um site, como produto educacional, no qual é possível acessar planos de aula elaborados com ênfase nos gêneros trabalhados para a aquisição de Consciência Fonológica e o desenvolvimento das habilidades auditivas, de leitura e escrita para essa etapa. Na investigação, procurou-se discutir o papel da criança ao longo da história da humanidade, como acontece seu desenvolvimento e a importância da mediação do adulto no seu processo de aprendizagem, tendo como suporte teórico autores como Ariès (1981), Gal (1954), Kuhlmann Junior (2001), Rizzo (2003), Oliveira (1993), Vigotski (2007). A respeito da aquisição da CF, habilidades auditivas e trabalho com escrita - utilizando diferentes gêneros textuais -, foram apropriados textos de Dehaene (2012), Morais (2013), Piccoli e Camini (2012), Stampa (2015) e Jardim (2001). Metodologicamente, esta investigação, de caráter bibliográfico e qualitativo, também se enquadra como pesquisa de campo. Durante sua execução, foram realizadas avaliações diagnósticas, assim como outras avaliações aos finais do primeiro e segundo semestres, que resultaram em gráficos demonstrativos que ilustram os avanços da turma em relação aos conteúdos trabalhados e tais resultados contribuem para prática docente, no que diz respeito ao trabalho com alunos da EI.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143216068006300pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givan José Ferreira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee2Bressan, Inês Cardin-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3413-8924pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2574744539793388pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Gomes,_Valeria_Verissimo_2020.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Gomes,_Valeria_Verissimo_2020_1.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons