Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2351
Título: A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas ácidos e óxidos na temática ambiental
Título(s) alternativo(s): The investigative trial in a CTS approach in the teaching of inorganic chemical functions acids and oxides on environmental issues
Autor(es): Prsybyciem, Moisés Marques
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Química - Experiências
Chuvas ácidas
Educação ambiental
Chemistry - Experiments
Acid rain
Environmental education
Data do documento: 26-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRSYBYCIEM, Moisés Marques. A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas ácidos e óxidos na temática ambiental. 2015. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: As pesquisas em Ensino de Química têm apontado que as atividades experimentais investigativas podem ser usadas, para uma maior participação do estudante no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esse estudo se refere a um trabalho desenvolvido no ano letivo de 2013, em contra turno, no período vespertino, na modalidade projeto, que visou abordar os conceitos de Química por meio de um tema sociocientífico: a chuva ácida. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da experimentação investigativa em um enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino e aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e óxidos. A pesquisa foi realizada com 25 alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio de um colégio da rede estadual do Estado do Paraná. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa de natureza interpretativa, com observação participativa. Para a coletados dados utilizaram-se, questionários, anotações em diário de campo, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, produção de vídeos e fotos. As atividades desenvolvidas foram divididas em oito momentos pedagógicos, nas quais se buscou estabelecer as relações entre Ciência e Tecnologia e suas implicações para sociedade, abordando os conteúdos funções inorgânicas, ácidos e óxidos, entre outros. Os principais resultados evidenciaram que a utilização da experimentação investigativa em um enfoque CTS despertou a curiosidade e a motivação, oferecendo uma nova dinâmica para o Ensino de Química, favorecendo uma participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, tais como: planejar, levantar e testar as hipóteses, avaliar os resultados e propor soluções para a questão investigada. Além dessa verificação, cita-se como resultado uma evolução dos conceitos e significados científicos de Química em relação às concepções prévias dos estudantes, contribuindo para mudança de atitudes e ações em relação ao meio ambiente, que possibilitou reflexões sobre as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, culminando com a construção de História em Quadrinhos, abordando conceitos químicos e demonstrando habilidades como comunicação e tomada de decisão.
Abstract: Research in Chemistry Teaching have pointed out that the investigative experimental activities can be used for increased student participation in the process of teaching and learning. Thus, this study refers to a work in the academic year 2013, in counter part, in the afternoon, in design mode, which aimed to address the chemistry concepts through a social-scientific theme: acid rain. In this sense, the objective of this study was to assess the contributions of the investigative experiment in a science focus, Technology and Society (STS) for teaching and learning functions of inorganic acids and oxides. The survey was conducted with 25 students of 1st and 2nd year of high school a college of the state of Paraná. The methodological approach used was the qualitative interpretative nature, with participatory observation. To collect the data we used, quizzes, notes in field diary, literature searches, preparation and analysis of conceptual maps, production of videos and photos. The activities were divided into eight educational moments in which we sought to establish the relationship between science and technology and its implications for society by addressing the content inorganic functions, acids and oxides, among others. The main results showed that the use of investigative experimentation in a CTS approach aroused the curiosity and motivation by offering a new dynamic for the Chemistry Teaching, encouraging the active participation of students in the construction of knowledge, such as: planning, raising and testing hypotheses, evaluate the results and propose solutions to the issue investigated. In addition to this check, is quoted as a result of an evolution of the scientific concepts and meanings of Chemistry in relation to previous conceptions of students, contributing to changing attitudes and actions in relation to the environment, which allowed reflections on the social implications of science and technology, culminating in the construction of Comic addressing chemical concepts and demonstrating skills such as communication and decision making.
Descrição: Acompanha: Guia didático para o ensino de funções químicas inorgânicas ácidos e óxidos por meio da experimentação investigativa num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2351
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Prsybyciem, Moisés Marques_2015.pdf20,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Prsybyciem_Moisés Marques_2015_1.pdf38,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.