Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maurina, Keli Cristina | |
dc.creator | Cobos, Antonio | |
dc.creator | Weiss, Luciana Indrusiak | |
dc.creator | Souza, Vinicius Alexandre Morais de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T14:15:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-26T14:15:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | MAURINA, Keli Cristina et al. Introdução ao estudo de vetores. Pato Branco: UTFPR, 2016. 1 vídeo (13 min). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23507 | - |
dc.description.abstract | The Open Digital Resource (REA- as in Portuguese) – Introduction to the Study of Vectors - was developed having concept maps design as main methodological base. According to Moreira1, "as long as students use concept maps to integrate, reconcile and differentiate concepts (...) they will be using the concept mapping as a learning resource." Together with the presentation of a conceptual map on vectors, aiming to briefly review the concepts, this REA presents the basic vector properties, graphical addition (Parallelogram Rule and Polygon Rule), and a practical exemplar situation, a demonstration with the ‘force table’, witch reinforces the comprehension about vectors. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Cálculo vetorial | pt_BR |
dc.subject | Campos vetoriais | pt_BR |
dc.subject | Vector analysis | pt_BR |
dc.subject | Vector fields | pt_BR |
dc.title | Introdução ao estudo de vetores | pt_BR |
dc.type | video | pt_BR |
dc.description.resumo | O Recurso Educacional Aberto - Introdução ao estudo de Vetores foi desenvolvido tendo como principal base metodológica a concepção dos mapas conceituais. Segundo Moreira , “à medida que os alunos utilizarem mapas conceituais para integrar, reconciliar e diferenciar conceitos, (...) estarão usando o mapeamento conceitual como um recurso de aprendizagem.” Aliado à apresentação de um mapa conceitual sobre Vetores, objetivando uma breve revisão dos conceitos, o presente REA apresenta as propriedades vetoriais básicas, a obtenção gráfica (regra do paralelogramo e regra do polígono), e uma situação exemplar prática, que é a demonstração com o instrumento mesa de força, o qual colabora para a compreensão dos vetores. | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | higherEducation | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.contributor.narrator | Souza, Vinicius Alexandre Morais de | |
dc.methodofinstruction | Considerando que o tempo destinado ao desenvolvimento das aulas como um todo (incluindo aplicação de instrumentos de avaliação) é geralmente bem equilibrado, ou seja, dificilmente o professor poderá se estender em explicações minuciosas sobre todos os assuntos. Nesse caso, o REA se adequará às características do estudante, que poderá pausar o vídeo, rever as animações de operações vetoriais ou desenvolvimento dos cálculos, a qualquer momento. Apesar disso, nada impede ao professor em apresentar o REA em sala de aula. Pode escolher alguma parte específica e destacar algo mais, que talvez não conste no vídeo, assim como, fazer uma indicação formal à turma sobre o uso do REA em questão. Assim sendo, acreditamos que o aval indicativo do professor influencia no desenvolvimento do processo de estudo do aluno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Vídeo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
introducaovetores.mp4 | 78,35 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons