Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuart Júnior, José Bento
dc.date.accessioned2020-11-26T13:23:29Z-
dc.date.available2020-11-26T13:23:29Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationSUART JÚNIOR, José Bento. Vídeo-aulas para a formação inicial e continuada de professores de química: contribuições históricas e filosóficas/primórdios da química. Apucarana: UTFPR, 2014. 2 vídeos (36 min).pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23488-
dc.descriptionConteúdo dividido em 2 vídeos: Historiografia da ciência; Primórdios da química e alquimiapt_BR
dc.description.abstractThe historical approach is therefore important tool in the construction of knowledge within the science education. History Philosophy of Science - presents multiple dimensions in a wide range of studies and research, and constitute a body of knowledge as with strong implications for Science Education. At this point of view, the History and Philosophy of Science are presented as didactic facilitating strategic building concepts, models and theories. The video lessons will be developed focusing on the historical approach of chemical concepts, starting from alchemy to modern chemistry. These video lessons can be used in critical chemistry teacher education or applied to ongoing continuing education of chemistry teachers.pt_BR
dc.description.tableofcontentsQuímicapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlquimiapt_BR
dc.subjectQuímica - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Historiografiapt_BR
dc.subjectAlchemypt_BR
dc.subjectChemistry - Historypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Historiographypt_BR
dc.titleVídeo-aulas para a formação inicial e continuada de professores de química: contribuições históricas e filosóficas/primórdios da químicapt_BR
dc.typevideopt_BR
dc.description.resumoA abordagem histórica mostra-se importante instrumento na construção do conhecimento dentro do Ensino de Ciências. História Filosofia das Ciências - apresenta múltiplas dimensões em um vasto campo de estudos e pesquisa, constituindo-se ainda como corpo de conhecimento com fortes implicações para a Didática das Ciências. Nesse ponto de vista, a História e Filosofia da Ciência se apresentam como estratégica didática facilitadora da construção de conceitos, modelos e teorias. As vídeo-aulas serão elaboradas privilegiando a abordagem histórica de conceitos químicos, partindo da alquimia a química moderna. Estas vídeo-aulas poderão ser utilizadas na formação crítica de professores de química ou aplicadas a curso de formação continuada de professores do ensino de química.pt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.audience.educationlevelhighSchoolpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.contributor.speakerSuart Júnior, José Bento Suart Júnior
dc.contributor.videoeditorSilva, Angélica Rivelini da
dc.contributor.videoeditorSuart Júnior, José Bento Suart Júnior
dc.contributor.videoeditorGuarienti, Nathália
dc.contributor.cameraoperatorGuarienti, Nathália
dc.methodofinstructionAs vídeo-aulas podem ser utilizas como ferramentas de apoio para o professor durante aulas de história da química ou didática. Como as vídeos-aulas presentam uma sequência histórica da evolução da química ela também pode ser utilizada como material complementar para estudos a distância.pt_BR
Aparece nas coleções:AP - Vídeo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiografiaciencia.mp4185,75 MBUnknownVisualizar/Abrir
quimicaalquimia.mp4139,32 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons