Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zambonato, Juliana | |
dc.creator | Golias, Halison Correia | |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T13:14:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-26T13:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | ZAMBONATO, Juliana; GOLIAS, Halisson Correia. Edital PROGRAD 21/2013. Apucarana: [s.n.], 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23485 | - |
dc.description | Edital PROGRAD 21/2013 | pt_BR |
dc.description.abstract | Microbiology is a discipline with deep and comprehensive theoretical framework that requires a detailed study for its understanding. One way to secure and consolidate learning is through the development of complementary activities (exercises, problems, etc). Thus the objective of the "Bank of microbiology issues: a resource for teaching" aims to consolidate microbiology concepts for teachers and students. The project covers subjects embedded in the institution's educational plan, therefore assisting in the exercise and practice of the contents developed in the classroom. It also offer students the opportunity to check their learning process. Its functionality is due to the fact that the issues of this kind of collection is scarce to study within the university. The question bank is divided into the following topics: history of microbiology, cytology bacteria, and microorganisms control - chemical and physical agents, bacterial growth, chemical and physical factors that influence bacterial growth, bacterial metabolism and main fungal groups, each theme features easy, intermediate and difficult issues. The conclusion of this project was successful. It used the bibliographies of the planned teaching, Microsoft Office Word and Paint platform editing of drawings and images as a support. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Área da saúde e biológicas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.relation.requires | Não há pré-requisitos para professores da área da saúde ou biológicas, porém faz-se necessário que os alunos que desejam utilizar o banco de questões estejam cursando ou já tenham cursado a disciplina de microbiologia. | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Micro-organismos - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino (Superior) - Programas de atividades | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Microbiology - Education | pt_BR |
dc.subject | Microorganisms - Problems, exercises, etc | pt_BR |
dc.subject | Biology - Study and teaching (Higer) - Activity programs | pt_BR |
dc.subject | Microbiology - Problems, exercises, etc | pt_BR |
dc.title | Banco de questões de microbiologia: uma ferramenta para o ensino | pt_BR |
dc.type | text | pt_BR |
dc.description.resumo | A Microbiologia é uma disciplina com referencial teórico profundo e detalhado e que exige um estudo minucioso para sua compreensão. Uma das formas de fixar e consolidar o aprendizado é por meio da realização de atividades complementares (exercícios, problemas). Dessa forma o objetivo do projeto “Banco de questões de microbiologia: um recurso para o ensino” visa consolidar conceitos de microbiologia para docentes e discentes. O projeto abrange temas inseridos no plano de ensino da instituição, auxiliando assim, no exercício e na prática dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, e ainda oferecer aos alunos a oportunidade de verificar o seu processo de aprendizagem. Sua funcionalidade se dá devido ao fato de que o acervo de questões desse tipo é escasso para estudo dentro da universidade. O banco de questões é dividido nos seguintes temas: histórico da microbiologia, citologia bacteriana, controle de microrganismos – agentes químicos e físicos, crescimento bacteriano, fatores químicos e físicos que influenciam o crescimento bacteriano, metabolismo bacteriano e principais grupos de fungos, sendo que cada tema apresenta questões fáceis, intermediárias e difíceis. A conclusão do projeto foi realizada com êxito, utilizando como suporte as bibliografias do plano de ensino, o Microsoft Office Word e a plataforma Paint de edição de desenhos e imagens. | pt_BR |
dc.publisher.local | Apucarana | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | higherEducation | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA | pt_BR |
dc.methodofinstruction | Os docentes e discentes de todos os cursos da área da saúde e biológicas (Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e outros) e algumas das áreas de exatas e tecnológicas (Química, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Meio Ambiente) e da área de educação em ciências naturais (Licenciaturas) podem ser beneficiadas com o banco de questões. O professor poderá imprimir o material antes da aula e aplicar em sala de aula aos alunos e/ou deixar como tarefa complementar, verificando a assimilação do conteúdo explanado em sala. Os alunos por sua vez poderão acessar as questões e fazer uma auto-avaliação do seu aprendizado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AP - Banco de Questões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
microbiologia.doc | 2,87 MB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons