Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23478
Título: Ecodesign: benefícios competitivos vinculados a concepção ecológica
Título(s) alternativo(s): Ecodesign: competitive benefits linked to eco-design
Autor(es): Derossi, Simone Bosi
Orientador(es): Yoshino, Rui Tadashi
Palavras-chave: Ecodesign
Desenvolvimento sustentável
Degradação ambiental
Controle de custo
Sustainable design
Sustainable development
Environmental degradation
Cost control
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DEROSSI, Simone Bosi. Ecodesign: benefícios competitivos vinculados a concepção ecológica. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Com o crescimento evidente da degradação ambiental e o movimento ambientalista, as empresas perceberam a necessidade de uma nova estratégia para a criação de produtos ambientalmente adequados. Os produtos, chamados verdes, surgiram no mercado como uma ótima oportunidade para aproveitar essa nova fase. Neste sentido, o artigo relata os resultados de um estudo empírico realizado com o objetivo de avaliar as possíbilidades do aumento de competitividade através do uso do Ecodesign em projetos e reprojetos de desenvolvimento de produtos. O Ecodesign incorpora o conceito de design voltado para o desenvolvimento sustentável e de processos mais eficientes. O principal objetivo dessa ferramenta é reduzir o impacto ambiental do produto em todo seu ciclo de vida. Porém, não é considerada apenas uma ferramenta de abordagem eficiente ambiental, mas também, que traz vantagens econômicas para as empresas que a adotam. Entre essas vantagens, redução de custos, menores gastos com residuos, inovações em produtos e tecnologias, aumento da qualidade, atendimento de requisitos legais além de vantagens competitivas e atrair novos clientes. Em vários casos, as empresas aumentaram os seus lucros com a aplicação do Ecodesign em seus produtos e pode-se concluir que aplicação do Ecodesign de forma correta pode trazer tanto beneficos ambientais como econômicos em todos os estágios do ciclo de vida do produto.
Abstract: With the growth evident of environmental degradation and environmental movement the companies realized the need for a new strategy for creating environmentally sound products. Therefore, the products called green appeared on the market as a great opportunity to take advantage of this new phase. Accordingly, the article reports the results of an empirical study Conducted with the objective to evaluate the possibilities of increased competitiveness through the use of Ecodesign in projects and redesign projects of product development. The Ecodesign incorporates the design concept turned at developing sustainable and more efficient processes. The main goal of this tool is reduce the environmental impact of the product throughout its life cycle. However, it is not considered just a tool for efficient environmental approach, but also brings economic advantages for the companies that adopt them. Among these advantages, reduce costs, lower spending on waste, innovations in products and technologies, increased quality, compliance with legal requirements besides advantage competitive and attract new customers. In several cases, the companies increased their profits with the application of Ecodesign in their products and we conclude that application of Ecodesign correctly can bring environmental benefits and economic at all stages of the life cycle of the product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23478
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-PM_VIII_2013_18.pdf727,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.