Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23451
Título: Análise estratégica da gestão da informação para redução de períodos sazonais de produção na construção civil: conceitos e ferramentas
Título(s) alternativo(s): Strategic analysis of information management to reduce seasonal periods of production in construction: concepts and tools
Autor(es): Machado, Marcos William Kaspchak
Orientador(es): Andrade Júnior, Pedro Paulo de
Palavras-chave: Construção civil
Planejamento estratégico
Recursos de informação
Construção civil - Estimativas
Building
Strategic planning
Information resources
Building - Estimates
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MACHADO, Marcos William Kaspchak. Análise estratégica da gestão da informação para redução de períodos sazonais de produção na construção civil: conceitos e ferramentas. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar de que forma as organizações, dentro de setores que apresentam quadro de produção sazonal, trabalham com as informações estratégicas internas e externas. Essa concepção é necessária, pois no contexto de forte concorrência atual, respostas rápidas às mudanças de mercado no setor da construção civil, levam estas organizações a se cercarem de informações que subsidiam um maior grau de confiança de suas decisões para otimização dos seus volumes de produção e redução dos seus custos. Em um cenário de incertezas quanto ao volume de operação, as empresas devem se servir de técnicas quantitativas e qualitativas de tratamento dos dados obtidos, dentro e fora da organização, para prospectar cenários e avaliar através do uso de ferramentas que descrevam quantitativamente, todos os processos relativos à empresa e aos níveis que devem ser adotados como metas internas de vendas, custos e receita. O setor apresenta uma demanda crescente e que deve servir como objeto de estudo para as empresas que competem nesse mercado. Conhecer o mercado e seus reflexos na macroeconomia amplia o fator de previsibilidade e mostram aos gestores, junto com os fatores intrínsecos da empresa, quais as decisões devem balizar os processos, sejam eles operacionais ou estratégicos. É preciso entender as variáveis de produção como vantagem competitiva e focar em suas potencialidades operacionais para melhorar sua participação no mercado e reduzir os riscos sobre o capital empreendido. O estudo mostrou a importância dos mecanismos de gestão da informação para a otimização no uso dos fatores produtivos, através da análise custos, que são fundamentais para o entendimento do fluxo operacional dos recursos empregados no meio operacional. A obtenção dessas informações, atrelada aos indicadores de mercado, auxiliam na tomada de decisão quanto o desenvolvimento de cenários de prospecção, que darão suporte a tomada de decisão estratégica objetivando a estabilização dos níveis de produção.
Abstract: The aim of this paper is to evaluate the way that organizations, in sectors that have seasonal production board, work with internal and external strategic information. This conception is needed, because in the strong current context of competition, quick responses to civil construction market changes, make these organizations be surrounded by information which subsidize a bigger level of trust in its decision to optimize transaction size and reduction in costs. At an uncertain scenery toward transaction size, companies must have quantitative and qualitative techniques of data treatment inside and outside the organization, to prospect sceneries and evaluate through tools that describe in a quantitative way, all the processes concerned with the company and the levels that should be used as its internal sales targets, cost and revenue. The sector shows an increasing demand that should be used as an object of study for companies that compete on the world market. Knowing the market and its reflexes at macroeconomics expands the predictability factors and shows to its managers, together with intrinsic factors of company, which decisions ,either operational or strategic, may beacon processes. It’s needed to understand production changes such as competitive advantage and focus on its operational potentials to improve involvement in the market and reduce risks to the undertaken investment. This study showed how important information management mechanisms are to optimize productive factors, through cost analysis, which are fundamental for the understanding of operational flow of resources used in the operational environment. The achievement of these information along with market indicators, help in the decision –making process about the prospection development scenery, which will give support in the strategic decision -making, aiming stabilization of production level.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23451
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Produção e Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-PM_VIII_2012_11.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.