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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23434
Título: | Estágio curricular no curso de Engenharia: relatórios de estágio uma ponte entre universidade e mercado de trabalho. |
Autor(es): | Cruz, José Carlos da |
Orientador(es): | Kovaleski, João Luiz |
Palavras-chave: | Programas de estágios Currículos Internship programs Education - Curricula |
Data do documento: | 10-Dez-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | CRUZ, José Carlos da. Estágio curricular no curso de Engenharia: relatórios de estágio uma ponte entre universidade e mercado de trabalho. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
Resumo: | Este estudo teve como proposta uma linha de raciocino com relação aos estágios supervisionados, para que estes se tornem viáveis e cumpram o papel de construção de novos conhecimentos, sendo então uma ponte entre as Universidades e as empresas através de seus relatórios. Há necessidade de construção de uma estrutura de supervisão e acompanhamento do processo de ensino, com vistas a cumprir um princípio de qualificação do profissional formado nas engenharias ou outras áreas em que o estagio supervisionado seja obrigatório. O controle do processo pode ser feito através do gerenciamento das informações geradas neste estágio mais a preocupação primeira deve ser das Instituições de Ensino Superior, com relação ao professor orientador (qualificação do mesmo), depois quanto ao processo, quem faz o controle destas informações e como é feito. Se esta lógica for aplicável ao estágio curricular como gerador informações para gestão do conhecimento e esta como método de controle para o processo enquanto definidor dos rumos da qualidade do ensino na educação do estagiário pode se vislumbrar um novo caminho ou método que torne o estagio supervisionado importante na formação do aluno de graduação. |
Abstract: | This study had as proposal a premise concerning the supervised traineeships, so that they become viable and fulfill its role in the construction of new knowledge, so it is a bridge between Universities and enterprises through the traineeship reports. There is the necessity of constructing a structure of supervision and monitoring of the teaching process in order to accomplish the principle of quality of the profession graduated from an engineering degree or other areas where the traineeship is required. The process control could be done through the managing of the pieces of information produced in this traineeship, however the concern must be, first, from the institutions of higher education, regarding the supervising professor (his or her qualifications), then regarding the process, who controls the information and how it is done. If this thinking is applicable to curricular traineeship as generator of information for the managing of knowledge as a method of control to the process as definer of the directions of the quality of the teaching in the trainee‟s education, thus it can envision a new way or method that makes the supervised traineeship important in the undergraduate‟s formation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23434 |
Aparece nas coleções: | PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação |
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