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dc.creatorCavalcante, Carla Thais
dc.date.accessioned2020-11-26T12:16:36Z-
dc.date.available2020-11-26T12:16:36Z-
dc.date.issued2012-12-15
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Carla Thais. Análise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23417-
dc.description.abstractInnovation has become the medium used by the organizations current to ensure competitiveness and sustainability to the business. Quality is already considered a requirement, therefore, to keep you in the market and achieve profitability and necessary to be in constant update, adapt to the rules and regulations and have focus on the needs and desires of consumers and customers increasingly avid for novelties. An industry that stands out in the economy and the services sector, which makes the interface between the productive sector and its target audience. This study sought to understand innovation, its models, types and classifications and their applicability in the services sector, with the purpose of analyzing a profile of innovation management in companies providing services and evaluate key criteria can management to leverage results and promote continuous improvement. For both, we used the following methodological procedures: bibliographic research, descriptive, qualitative and case study, and a questionnaire applied into a services company in the industry of electric energy, in the south of Brazil. The results showed a profile of innovation management in the initial stage, mainly focused on improvement of processes and structure, followed by criteria culture, finance, relationship, people, strategy and leadership, with practices of improvement already in progress. It is concluded that the questionnaire was efficient in the self-assessment by serving as an orientation to the definition of objectives and goals, with possibility to be applied in other companies to provide comparative data.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria de serviçospt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectService industriespt_BR
dc.subjectElectric powerpt_BR
dc.titleAnálise do perfil de gestão da inovação: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviçospt_BR
dc.title.alternativeProfile analysis of management of innovation: a case study on a services companypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA inovação passou a ser o meio utilizado pelas organizações atuais para garantir competitividade e perenidade aos negócios. Qualidade já é considerada um requisito, por isso, para manter-se no mercado e obter rentabilidade é necessário estar em constante atualização, adaptar-se às normas e regulamentações e ter foco nas necessidades e desejos de consumidores e clientes, cada vez mais ávidos por novidades. Um setor que se destaca na economia é o setor de serviços, que faz a interface entre o setor produtivo e seu público-alvo. Este estudo buscou compreender a inovação, seus modelos, tipos e classificações e sua aplicabilidade no setor de serviços, com o objetivo de analisar um perfil de gestão da inovação em empresas prestadoras de serviços e avaliar critérios-chave passíveis de gerenciamento para alavancar resultados e promover a melhoria contínua. Para tanto, utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo aplicado um questionário autoavaliativo em uma empresa prestadora de serviços do ramo de energia elétrica, no sul do Brasil. Os resultados apontaram um perfil de gestão da inovação em estágio inicial, focado principalmente em melhoria de processos e estrutura, seguidos dos critérios cultura, financiamento, relacionamento, pessoas, estratégia e liderança, com práticas de melhoria já em andamento. Conclui-se que o questionário foi eficiente na autoavaliação servindo de orientação para a definição de objetivos e metas, com possibilidade de ser aplicado em outras empresas a fim de oferecer dados comparativos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.referee1Francisco, Antonio Carlos de
dc.contributor.referee2Bittencourt, Juliana Vitoria Messias
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Industrial: Conhecimento e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação

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