Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKubaski, Juliana Rutte
dc.date.accessioned2020-11-26T11:26:19Z-
dc.date.available2020-11-26T11:26:19Z-
dc.date.issued2018-03-28
dc.identifier.citationKUBASKI, Juliana Rutte. Ruído em salas de aula de escolas municipais de Ponta Grossa: associações com distúrbios vocais em professores e demais fatores. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23412-
dc.description.abstractTeachers are professionals who are at great risk of developing vocal disorders, and the noises that permeate during classes provide a higher rate of these disorders. This research aims to assess the noise levels to which elementary school teachers from 20 municipal schools in Ponta Grossa, PR, are exposed while teaching, to apply a questionnaire to them, to assess if the levels are in accordance with NBR 10152/1987 and find measures that reduce noise and preserve the health of the teacher. Were performed 35 measurements with digital dosimeters DOS-1000 and were answered 43 questionnaires. The average noise levels for all schools were 75,6 dB and the answers, both positive and negative in the questionnaires. The high levels found exceeded that prescribed by this standard, corroborating some of the questionnaire responses, also found possible associations between noise levels found, questions answered and vocal disorders. It is irrefutable the need for the teachers' awareness on the part of the school as to the importance of vocal training practices aimed at the health of the teacher and the quality of teaching, as well as the application of measures to reduce noise according to the reality of each school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.relation.urihttps://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/ruido-em-salas-de-aula-de-escolas-municipaispt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectRuído - Efeito fisiológicopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectNoise - Physiological effectpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectVoice disorderspt_BR
dc.titleRuído em salas de aula de escolas municipais de Ponta Grossa: associações com distúrbios vocais em professores e demais fatorespt_BR
dc.title.alternativeNoise in classrooms of municipal schools of Ponta Grossa: associations with vocal disorders in teachers and other factorspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoProfessores são profissionais que apresentam grande risco no desenvolvimento de distúrbios vocais, e os ruídos que permeiam durante as aulas proporcionam uma maior taxa desses distúrbios. Essa pesquisa tem por objetivo aferir os níveis de ruído aos quais os professores do ensino fundamental de 20 escolas municipais de Ponta Grossa, PR, estão expostos enquanto lecionam, aplicar um questionário aos mesmos, avaliar se os níveis estão de acordo com a NBR 10152/1987 e encontrar medidas que reduzam o ruído e preservem a saúde do professor. Foram realizadas 35 medições com dosímetros digitais DOS-1000 e respondidos 43 questionários. A média dos níveis de ruído para todas as escolas foi de 75,6 dB e as respostas, tanto positivas quanto negativas nos questionários. Os elevados níveis encontrados ultrapassaram o prescrito pela referida norma, corroborando com algumas das respostas ao questionário, também verificou-se possíveis associações entre os níveis de ruído encontrados, as questões respondidas e os distúrbios vocais. É irrefutável a necessidade da conscientização dos professores por parte da escola quanto a importância de práticas de treinamentos vocais visando a saúde do professor e a qualidade de ensino, assim como a aplicação de medidas para a redução do ruído segundo a realidade de cada escola.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Michaloski, Ariel Orlei
dc.contributor.referee1Frasson, Antonio Carlos
dc.contributor.referee2Pontes, José Carlos Alberto de
dc.contributor.referee3Michaloski, Ariel Orlei
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ruidosalasaulaescolas.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
569,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.