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Título: Ruído em salas de aula de escolas municipais de Ponta Grossa: associações com distúrbios vocais em professores e demais fatores
Título(s) alternativo(s): Noise in classrooms of municipal schools of Ponta Grossa: associations with vocal disorders in teachers and other factors
Autor(es): Kubaski, Juliana Rutte
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Ambiente de sala de aula
Ruído - Efeito fisiológico
Professores
Distúrbios da voz
Classroom environment
Noise - Physiological effect
Teachers
Voice disorders
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KUBASKI, Juliana Rutte. Ruído em salas de aula de escolas municipais de Ponta Grossa: associações com distúrbios vocais em professores e demais fatores. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Professores são profissionais que apresentam grande risco no desenvolvimento de distúrbios vocais, e os ruídos que permeiam durante as aulas proporcionam uma maior taxa desses distúrbios. Essa pesquisa tem por objetivo aferir os níveis de ruído aos quais os professores do ensino fundamental de 20 escolas municipais de Ponta Grossa, PR, estão expostos enquanto lecionam, aplicar um questionário aos mesmos, avaliar se os níveis estão de acordo com a NBR 10152/1987 e encontrar medidas que reduzam o ruído e preservem a saúde do professor. Foram realizadas 35 medições com dosímetros digitais DOS-1000 e respondidos 43 questionários. A média dos níveis de ruído para todas as escolas foi de 75,6 dB e as respostas, tanto positivas quanto negativas nos questionários. Os elevados níveis encontrados ultrapassaram o prescrito pela referida norma, corroborando com algumas das respostas ao questionário, também verificou-se possíveis associações entre os níveis de ruído encontrados, as questões respondidas e os distúrbios vocais. É irrefutável a necessidade da conscientização dos professores por parte da escola quanto a importância de práticas de treinamentos vocais visando a saúde do professor e a qualidade de ensino, assim como a aplicação de medidas para a redução do ruído segundo a realidade de cada escola.
Abstract: Teachers are professionals who are at great risk of developing vocal disorders, and the noises that permeate during classes provide a higher rate of these disorders. This research aims to assess the noise levels to which elementary school teachers from 20 municipal schools in Ponta Grossa, PR, are exposed while teaching, to apply a questionnaire to them, to assess if the levels are in accordance with NBR 10152/1987 and find measures that reduce noise and preserve the health of the teacher. Were performed 35 measurements with digital dosimeters DOS-1000 and were answered 43 questionnaires. The average noise levels for all schools were 75,6 dB and the answers, both positive and negative in the questionnaires. The high levels found exceeded that prescribed by this standard, corroborating some of the questionnaire responses, also found possible associations between noise levels found, questions answered and vocal disorders. It is irrefutable the need for the teachers' awareness on the part of the school as to the importance of vocal training practices aimed at the health of the teacher and the quality of teaching, as well as the application of measures to reduce noise according to the reality of each school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23412
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