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dc.creatorNovak, Thiago
dc.date.accessioned2020-11-26T11:25:39Z-
dc.date.available2020-11-26T11:25:39Z-
dc.date.issued2017-12-13
dc.identifier.citationNOVAK, Thiago. Análise da eficiência na utilização das medidas de proteção contra incêndios, ativa ou de combate, por docentes em uma instituição de ensino público fundamental. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23397-
dc.description.abstractFire safety in buildings is classified according to its design and operation in passive and active. In this work, it is approached the effective measures of protection against active or combat fires, which correspond to a set of safety measures taken to control the growth of the fire, seeking its containment or extinction. In order for these measures of active protection to be efficient, it is necessary that buildings, besides adopting them, have occupants with clarification, training and capacity to operate them. In this bias, this work includes the analysis of the measures of active protection foreseen in legislation, the clarification and the capacity in the use of equipment of active protection by teachers, of a Primary School in the Municipality of Ponta Grossa. This work has as main objective to analyze the efficiency of the measures of active protection or firefighting by the teachers checking the clarification, the capacities and limitations in relation to the object of study. It is an exploratory research, characterized as a case study , in which the data collection was divided into three stages: on-site verification of the measures of active protection of the building; questionnaire containing propositions on the topic; and a practical activity to evaluate the capacities and limitations in the use of fire extinguishers and hydrants. The present study highlights the need for clarification and training for the teachers of the fundamental public education network, in order to increase the fire prevention and fire prevention system in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPrevenção de incêndiospt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEscolas - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectFire preventionpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectSchools - Safety measurespt_BR
dc.titleAnálise da eficiência na utilização das medidas de proteção contra incêndios, ativa ou de combate, por docentes em uma instituição de ensino público fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the efficiency in the use of fire protection measures, active or combat, by teachers in a fundamental public education institutionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA segurança contra incêndio nas edificações é classificada quanto a sua concepção e operacionalidade em passiva e ativa. Nesse trabalho, é abordado a eficácia das medidas de proteção contra incêndios ativa ou de combate, que correspondem a um conjunto de medidas de segurança tomadas para controlar o crescimento do fogo, buscando sua contenção ou extinção. Para que essas medidas de proteção ativa sejam eficientes, é necessário que as edificações além de as adotar, possuam ocupantes com esclarecimento, treinamento e capacidade de operá-las. Nesse viés, esse trabalho compreende a análise das medidas de proteção ativa previstas em legislação, o esclarecimento e a capacidade no uso de equipamentos de proteção ativa por professores, de uma escola de Ensino Fundamental no Município de Ponta Grossa. Esse trabalho tem como principal objetivo analisar a eficiência quanto ao emprego das medidas de proteção ativa ou de combate contra incêndios pelos docentes verificando o esclarecimento, as capacidades e limitações em relação ao objeto de estudo. É uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizada como estudo de caso, em que a coleta de dados foi dividida em três etapas: verificação “in loco” das medidas de proteção ativa da edificação; questionário contendo proposições sobre o tema; e uma atividade prática para avaliar as capacidades e limitações no uso de extintores e hidrantes. O presente estudo destaca a necessidade de esclarecimento e treinamento para os docentes da rede de ensino público fundamental, a fim de aumentar o rendimento do sistema de prevenção e combate a incêndio em escolas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Gerson Luiz
dc.contributor.referee1Michaloski, Ariel Orlei
dc.contributor.referee2Pontes, José Carlos Alberto de
dc.contributor.referee3Carneiro, Gerson Luiz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
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