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Título: Verificação do nível de iluminância no posto de trabalho: estudo de caso em salas de aula
Título(s) alternativo(s): Checking the illuminance level at the workstation: classroom case study
Autor(es): Tonon, Cris Rogerson
Orientador(es): Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni
Palavras-chave: Iluminação
Ambiente de sala de aula
Ambiente de trabalho
Lighting
Classroom environment
Work environment
Data do documento: 31-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TONON, Cris Rogerson. Verificação do nível de iluminância no posto de trabalho: estudo de caso em salas de aula. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A ergonomia, dentro da segurança do trabalho, estuda as características do ambiente visando o conforto, prevenção de acidentes, doenças e o bem-estar do trabalhador. Um dos pontos analisados é a iluminação empregada nos postos de trabalho. Um bom projeto de iluminação deve atender a saúde visual do trabalhador, prevenindo assim possíveis doenças ocupacionais. Este estudo consiste em um estudo de caso, utilizando uma pesquisa qualitativa e quantitativa, fundamentada nas Normas Brasileiras Regulamentadoras, analisando a iluminância de três salas de aula de uma instituição de ensino situada em Ponta Grossa, Paraná. Entre os fatores analisados, estão as orientações das janelas, utilização de luz natural e artificial. O estudo deixa a possibilidade de continuidade futura da pesquisa em aberto.
Abstract: Ergonomics within work safety studies the characteristics of the environment aiming comfort, accident prevention, illness and the well-being of the worker. One of the analyzed issues is the lighting used in the workstations. A good lighting design must meet the worker's visual health, thus preventing possible occupational diseases. This study consists of a case study, using qualitative and quantitative research based on the Brazilian Regulatory Standards, analyzing the illuminance of three classrooms of a teaching institution located in Ponta Grossa, Paraná. Among the analyzed factors are the orientation of windows, use of natural and artificial light. The study let the possibility of future research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23385
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