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Título: Aplicação do controle estatístico de processo e ferramentas da qualidade no monitoramento do tempo de espera: estudo de caso em uma unidade básica de saúde
Autor(es): Almeida, Alan Diniz de
Orientador(es): Ishikawa, Gerson
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Estudos de viabilidade
Estatística - Métodos gráficos
Saúde pública
Total quality management
Feasibility studies
Statistics - Graphic methods
Public health
Data do documento: 8-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Alan Diniz de. Aplicação do controle estatístico de processo e ferramentas da qualidade no monitoramento do tempo de espera: estudo de caso em uma unidade básica de saúde. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A concentração de esforços é aspecto fundamental para o atendimento das necessidades da população no que tange a saúde. O artigo procurou aplicar o Controle Estatístico de Processo através dos gráficos de controle e as ferramentas da qualidade com o objetivo de verificar a qualidade em uma Unidade de Atendimento de Saúde do interior do Paraná através do tempo de espera dos pacientes. Para a coleta de dados foi realizada uma observação in loco durante o período de duas semanas e os demais registros foram coletados mediante contato realizado com o supervisor da unidade. Após a coleta de dados foram utilizados o Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Pareto com intuito de incrementar a análise da qualidade. Realizou-se o acompanhamento referente ao tempo de espera durante o período para elaboração da análise por meio do Gráfico de Controle de Valores Individuais e também de Amplitude Móvel, e realizou-se o cálculo do Índice da Capacidade do Processo e Capacidade Efetiva. Com base na aplicação de ferramentas e gráficos da qualidade, concluiu-se que o processo se encontra ineficiente de acordo com o resultado obtido no índice da capacidade efetiva. Por fim, foram propostas algumas melhorias que podem ser acrescentadas com o objetivo de fomentar o processo de qualidade da unidade e consequentemente a diminuição do tempo de espera dos pacientes.
Abstract: The concentration of efforts is a fundamental aspect for meeting the health needs of the population. The article sought to apply the Statistical Process Control through the control charts and the quality tools in order to verify the quality in a Health Care Unit of the interior of Paraná through the waiting time of the patients. For the data collection, an on-site observation was performed during the two-week period and the other records were collected through contact with the unit supervisor. After the data collection, the Ishikawa Diagram and Pareto Diagram were used in order to increase the quality analysis. The follow-up of the waiting period during the period for the elaboration of the analysis was done by means of the Chart of Control of Individual Values and also of Mobile Range, and the calculation of the Process Capacity and Effective Capacity Index was carried out. Based on the application of quality tools and graphs, it was concluded that the process is inefficient according to the result obtained in the effective capacity index. Finally, some improvements have been proposed that can be added with the aim of promoting the quality of the unit process and, consequently, the reduction of patients' waiting time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23219
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