Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23215
Título: O nível de maturidade da qualidade de empresas com certificação ISO 9001: estudo de caso em uma empresa de aplicação de polímeros de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): The level of quality maturity of companies with ISSO 9001 certification: a case study of a small size enterprise of polymer application
Autor(es): Lipski, Fausto Giovanni
Orientador(es): Ishikawa, Gerson
Palavras-chave: ISO 9001
Polímeros
Pequenas e médias empresas
Gestão da qualidade total
ISO 9001 Standard
Polymers
Small business
Total quality management
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LIPSKI, Fausto Giovanni. O nível de maturidade da qualidade de empresas com certificação ISO 9001: estudo de caso em uma empresa de aplicação de polímeros de pequeno porte. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Com a expressiva difusão da ISO 9001 a partir da década de 1990, entende-se que a certificação é apenas um dos passos para implementação de sistemas de gestão da qualidade. Entretanto, a globalização e aumento da concorrência exigem que este sistema torne-se mais robusto e em permanente atualização. Portanto, torna-se importante determinar quais seriam os níveis de maturidade dos sistemas de qualidade de empresas com certificação dos sistemas de qualidade. Nesse artigo efetua-se o estudo de caso de uma empresa de pequeno porte de aplicação de polímeros com certificação ISO 9001:2015. Adota-se o modelo de maturidade proposto por Pereira (2014) que o avalia em cinco eixos. Após aplicação de um questionário com os gestores da empresa, identifica-se o nível de maturidade que a empresa está inserida com base no uso das ferramentas da qualidade. Embora a proposta de Pereira (2014) sugira que a certificação ISO 9001 é uma ferramenta utilizada para promover a mudança do nível 3 para o nível 4 de maturidade, nesse artigo a conclusão é de que isso não ocorre. Apesar da empresa possuir certificação ISO 9001:2015, o nível de maturidade de qualidade está entre os níveis 1 e 2. Por fim, discutem-se as implicações dessa discrepância.
Abstract: With the expressive diffusion of ISO 9001 from the 1990s, it is understood that certification is only one of the steps for the implementation of quality management systems. However, globalization and increased competition require that this system becomes even more robust and constantly updated. In this way, it becomes important to determine the maturity levels of the quality systems of companies with quality systems certification. In this article, the case study is carried out of a small size company with ISO 9001: 2015 certification. We adopt the maturity model proposed by Pereira (2014) that evaluates the maturity in five axes. After applying a questionnaire with the managers of the company, the level of maturity that the company is inserted based on the use of quality tools is identified. Although the proposal by Pereira (2014) suggests that ISO 9001 certification is a tool used to promote the change from level 3 to level 4 of quality maturity, in this case study the conclusion is that this did not occurs. Although the company has ISO 9001: 2015 certification, the level of quality maturity is between levels 1 and 2. Finally, the implications of this discrepancy are discussed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23215
Aparece nas coleções:PG - Engenharia da Qualidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENG_QUALI_2018_10.pdf703,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.