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dc.creatorDias, Jorge Emanuel Garcia
dc.date.accessioned2020-11-26T11:10:43Z-
dc.date.available2020-11-26T11:10:43Z-
dc.date.issued2018-12-08
dc.identifier.citationDIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207-
dc.description.abstractCustomer satisfaction is an increasingly relevant issue in the corporate environment, in which organizations are seeking to cater to the needs of their customers to the maximum, in order to be competitive with competitors. Among the methodologies published in the literature, the Kano model presents a unique conception about the aspects that influence the perception of the clients, demonstrating the impacts generated by the presence or absence of the so called quality attributes. The model consists of the application of a form, with functional and dysfunctional questions related to the main attributes of the products and / or service to be evaluated, and then, such requirements are categorized according to the matrix proposed by Kano, in which one can define them as: obligatory, one-dimensional, attractive, neutral, reverse and questionable. The present study aimed at the application of the Kano´s model to identify, and later, class the requirements capable to promote satisfaction or dissatisfaction in the main corporate clients of a rubber articles factory located in the South of Brazil. Based on the results obtained, the requirements met the agreed delivery times and products within the required specifications, which were characterized as mandatory, as well as the attributes related to the diversified product portfolio and the possibility of developing new products, classified as attractive, and are fundamental for raising the level of customer satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectBorracha - Comérciopt_BR
dc.subjectBorracha - Indústriapt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.subjectConsumer satisfactionpt_BR
dc.subjectRubber industry and tradept_BR
dc.subjectRubber industry tradept_BR
dc.titleAtributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeQuality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Ishikawa, Gerson
dc.contributor.referee1Ishikawa, Gerson
dc.contributor.referee2Pontes, Joseane
dc.contributor.referee3Broday, Evandro Eduardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDiretoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Qualidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
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