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Título: Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
Título(s) alternativo(s): Quality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazil
Autor(es): Dias, Jorge Emanuel Garcia
Orientador(es): Ishikawa, Gerson
Palavras-chave: Controle de qualidade
Satisfação do consumidor
Borracha - Comércio
Borracha - Indústria
Quality control
Consumer satisfaction
Rubber industry and trade
Rubber industry trade
Data do documento: 8-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.
Abstract: Customer satisfaction is an increasingly relevant issue in the corporate environment, in which organizations are seeking to cater to the needs of their customers to the maximum, in order to be competitive with competitors. Among the methodologies published in the literature, the Kano model presents a unique conception about the aspects that influence the perception of the clients, demonstrating the impacts generated by the presence or absence of the so called quality attributes. The model consists of the application of a form, with functional and dysfunctional questions related to the main attributes of the products and / or service to be evaluated, and then, such requirements are categorized according to the matrix proposed by Kano, in which one can define them as: obligatory, one-dimensional, attractive, neutral, reverse and questionable. The present study aimed at the application of the Kano´s model to identify, and later, class the requirements capable to promote satisfaction or dissatisfaction in the main corporate clients of a rubber articles factory located in the South of Brazil. Based on the results obtained, the requirements met the agreed delivery times and products within the required specifications, which were characterized as mandatory, as well as the attributes related to the diversified product portfolio and the possibility of developing new products, classified as attractive, and are fundamental for raising the level of customer satisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207
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