Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315
Título: | Uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo |
Autor(es): | Pires, Artur José dos Santos |
Orientador(es): | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Física Física - Experiências Ensino - Meios auxiliares Magnetismo Eletromagnetismo Physics Physics - Experiments Teaching - Aids and devices Magnetism Electromagnetism |
Data do documento: | 7-Out-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | PIRES, Artur José dos Santos. Uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação de uma sequência didática pautada na atividade experimental por meio de uma abordagem investigativa com uma turma da 4ª Série do Ensino Técnico Integrado em informática de nível Médio, com uma faixa etária entre 15 e 17 anos de uma instituição de ensino da rede pública federal da cidade de Campo Mourão/PR. A implementação da proposta e posteriormente análise dos dados atendeu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Com esse trabalho, constatou-se que os alunos traziam suas explicações para o fenômeno físico estudado as quais careciam de respaldo técnico e científico e, a partir do trabalho em grupo durante a implementação da proposta, possibilita a estes uma visão mais científica e menos simplista do conceito estudado. |
Abstract: | The objective of this work was to study the application of a didactic sequence based on the experimental activity by an investigative approach with a group of the 4th grade students of an Integrated Technical Course in Computer Science, at age between 15 and 17 years old of a federal institution in Campo Mourão city / PR. The implementation of the proposal and later analysis of the data met the assumptions of the qualitative research. With this work, it was verified that the students brought their explanations for the physical phenomenon studied, which needed technical and scientific support and, the group work, during the implementation of the proposal, allows them a more scientific and less simplistic view of the concept studied. |
Descrição: | Acompanha: Produto educacional: uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo_produto.pdf | 908,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.