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dc.creatorMaia, Adriana Valério
dc.date.accessioned2020-11-25T20:10:59Z-
dc.date.available2020-11-25T20:10:59Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationMAIA, Adriana Valério. A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23122-
dc.descriptionO trabalho foi aceito para publicação no IV CELL - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários / 2015pt_BR
dc.description.abstractThe present article aims to analyse and speculate the relation between the political and the social history of the country with the power of songs during the military dictatorship period stablished in Brazil. Along with the military regime stablished in Brazil and the 21-year period that followed, several manifestations of repudiation happened through the songs festivals, that means, the brazilian popular music and where the manifestations got linked to political and cultural patterns, once the 64‟s coup brought uncountable changes, not only for the society but also to the politic introducing a reprisal and censorship mood. That way, in the fight against the censorship and the control forced that time, many popular artists, connected to music, became spokesperson of the stifled and repressed voices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectPopular music - Brazilpt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.titleA música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar e refletir a relação entre a história politica e social do país com o poder das músicas e canções durante o período da ditadura militar instaurada no Brasil. Com o regime militar instaurado no Brasil e pelo período de 21 anos que seguiram, muitas manifestações de repúdio aconteceram através dos festivais de canções, ou seja, a música popular brasileira e onde as manifestações vincularam-se a ideais políticos e culturais, uma vez que o golpe de 64 trouxe inúmeras mudanças tanto para a sociedade como para a política instaurando um clima de represália e censura. Assim, na luta contra a censura e contra o controle imposto nesta época, muitos artistas populares, ligados à música, tornaram-se porta-vozes das vozes sufocadas e reprimidas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.contributor.referee1Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.contributor.referee2Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.contributor.referee3Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLetras: Linguagem e Sociedade: olhares transversaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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