Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bernartt, Aline | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T20:10:57Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T20:10:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-16 | |
dc.identifier.citation | BERNARTT, Aline. A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120 | - |
dc.description | Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste / 2015 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | English language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras Modernas continua sendo um tema muito importante. Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa sobre a Formação de Professores de Inglês, cujo objetivo foi investigar as práticas pedagógicas sobre práticas de linguagem e as percepções de duas professoras sobre o que é ser professor e de mudanças em suas trajetórias docentes. A coleta de dados se deu em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do sudoeste do Paraná, cujos instrumentos usados foram observação de aulas; aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os resultados obtidos foram: a) há dificuldades por parte das professoras em trabalhar os gêneros textuais através das práticas de linguagem; b) ser professor é ser capacitado para de ensinar, ser determinado, responsável entre outros atributos; e c) as percepções sobre a prática pedagógica das professoras referidas mudaram em termos de metodologias de ensino, passando de tradicional para o ensino de língua na perspectiva de gêneros textuais, como também a mudança da atmosfera de sala de aula que hoje é menos harmoniosa. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira Moderna – Inglês. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.contributor.referee1 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.contributor.referee2 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.contributor.referee3 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras: Linguagem e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Letras: Linguagem e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_EL_I_2015_02.pdf | 374,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.