Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120
Título: | A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
Autor(es): | Bernartt, Aline |
Orientador(es): | Denardi, Didiê Ana Ceni |
Palavras-chave: | Professores - Formação Prática de ensino Língua inglesa - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Teachers, Training of Student teaching English language - Study and teaching Learning strategies |
Data do documento: | 16-Set-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BERNARTT, Aline. A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | A formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras Modernas continua sendo um tema muito importante. Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa sobre a Formação de Professores de Inglês, cujo objetivo foi investigar as práticas pedagógicas sobre práticas de linguagem e as percepções de duas professoras sobre o que é ser professor e de mudanças em suas trajetórias docentes. A coleta de dados se deu em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do sudoeste do Paraná, cujos instrumentos usados foram observação de aulas; aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os resultados obtidos foram: a) há dificuldades por parte das professoras em trabalhar os gêneros textuais através das práticas de linguagem; b) ser professor é ser capacitado para de ensinar, ser determinado, responsável entre outros atributos; e c) as percepções sobre a prática pedagógica das professoras referidas mudaram em termos de metodologias de ensino, passando de tradicional para o ensino de língua na perspectiva de gêneros textuais, como também a mudança da atmosfera de sala de aula que hoje é menos harmoniosa. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira Moderna – Inglês. |
Descrição: | Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste / 2015 |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120 |
Aparece nas coleções: | PB - Letras: Linguagem e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_EL_I_2015_02.pdf | 374,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.