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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatte, Pricila Paula
dc.date.accessioned2020-11-25T20:10:54Z-
dc.date.available2020-11-25T20:10:54Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationMATTE, Pricila Paula. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate. [2015. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116-
dc.descriptionTrabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChildren - Writingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectChildren - Books and readingpt_BR
dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debatept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Governo Federal, com auxílio dos Estados e Municípios para a melhoria da educação nas classes de alfabetização do ensino fundamental. Busca-se que, além da alfabetização, os estudantes vivenciem na escola, as práticas sociais de uso da leitura e escrita. Uma das formas de se alcançar a melhoria nessa etapa do ensino é promover uma formação docente na qual ocorram reflexões teórico-práticas sobre como possibilitar alfabetizar letrando. Perseguindo esse propósito surge o PNAIC no ano de 2012. Realizou-se uma pesquisa de campo com docentes da rede municipal de Chopinzinho/PR com o propósito de verificar as percepções dos professores a respeito da formação oferecida, pelo PNAIC, em Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que as docentes entrevistadas aprovaram a formação recebida em razão dos conhecimentos novos e os que puderam ser revisados. No entanto, apontam que a referida formação está mais adequada à realidade de alguns contextos escolares no Brasil do que a outros. Pôde-se, perceber, a partir das entrevistas que os conhecimentos sobre como se trabalhar com os gêneros textuais nas classes de alfabetização ainda precisam ser reforçados entre os professores.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teis, Denize Terezinha
dc.contributor.referee1Não consta
dc.contributor.referee2Não consta
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Letras: Linguagem e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

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