Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Matte, Pricila Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T20:10:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T20:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | MATTE, Pricila Paula. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate. [2015. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015]. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116 | - |
dc.description | Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Children - Writing | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | pt_BR |
dc.subject | Children - Books and reading | pt_BR |
dc.title | Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Governo Federal, com auxílio dos Estados e Municípios para a melhoria da educação nas classes de alfabetização do ensino fundamental. Busca-se que, além da alfabetização, os estudantes vivenciem na escola, as práticas sociais de uso da leitura e escrita. Uma das formas de se alcançar a melhoria nessa etapa do ensino é promover uma formação docente na qual ocorram reflexões teórico-práticas sobre como possibilitar alfabetizar letrando. Perseguindo esse propósito surge o PNAIC no ano de 2012. Realizou-se uma pesquisa de campo com docentes da rede municipal de Chopinzinho/PR com o propósito de verificar as percepções dos professores a respeito da formação oferecida, pelo PNAIC, em Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que as docentes entrevistadas aprovaram a formação recebida em razão dos conhecimentos novos e os que puderam ser revisados. No entanto, apontam que a referida formação está mais adequada à realidade de alguns contextos escolares no Brasil do que a outros. Pôde-se, perceber, a partir das entrevistas que os conhecimentos sobre como se trabalhar com os gêneros textuais nas classes de alfabetização ainda precisam ser reforçados entre os professores. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teis, Denize Terezinha | |
dc.contributor.referee1 | Não consta | |
dc.contributor.referee2 | Não consta | |
dc.contributor.referee3 | Não consta | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Letras: Linguagem e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Letras: Linguagem e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_EL_I_2015_18.pdf | 422,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.