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Título: A presença do patriarcalismo na literatura brasileira: análise comparativa entre “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “Senhora”, de José de Alencar
Autor(es): Souza, Vanessa Fátima Moraes de
Orientador(es): Ponzoni, Denise Maria Bueno
Palavras-chave: Literatura comparada
Relação homem-mulher na literatura
Literatura brasileira
Mulheres na literatura
Homens na literatura
Literature, Comparative
Man-woman relationship in literature
Brazilian literature
Women in literature
Men in literature
Data do documento: 29-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUZA, Vanessa Fátima Moraes de. A presença do patriarcalismo na literatura brasileira: análise comparativa entre “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “Senhora”, de José de Alencar. 2015. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Homens e mulheres são representados de diferentes formas nas obras literárias, bem como pertencem a espaços pré-definidos conforme a sociedade representada. Dessa forma, o presente artigo objetiva traçar um paralelo entre as obras “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, escrita por Machado de Assis, e “Senhora”, escrita por José de Alencar, ao analisar a presença do patriarcalismo através da leitura dos espaços destinados aos personagens Brás Cubas e Virgília em paralelo com os espaços destinados aos personagens Fernando Seixas e Aurélia. Dessa maneira utilizar-se-á da teoria de DaMatta (1997) para analisar os espaços “casa” e “rua” e para comprovar que enquanto as mulheres da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas” são submissas ao homem, na obra “Senhora” o papel do homem e da mulher é invertido, ficando para Fernando o dever de ser submisso.
Abstract: Men and women are represented on different ways in literary works, as well as belong to predefined spaces according to the represented society. Thus, this article aims to draw a parallel between the works "Memórias Póstumas de Brás Cubas", written by Machado de Assis and "Senhora", written by José de Alencar, to analyze the presence of patriarchy trough the reading of the spaces designed for the characters Brás Cubas and Virgília in parallel with the spaces for the characters Fernando Seixas and Aurelia. So, it will be used the DaMatta's theory (1997) to analyze the spaces “house” and “street” and to prove that while the women of "Memórias Póstumas de Brás Cubas" are submissive to men, in “Senhora” the role of men and women is reversed, and it is Fernando that has the duty to be submissive.
Descrição: Trabalho aceito no III CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem - 2015
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23114
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