Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPagnoncelli, Cláudia
dc.date.accessioned2020-11-25T20:10:50Z-
dc.date.available2020-11-25T20:10:50Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationPAGNONCELLI, Cláudia. Variação linguística em língua portuguesa: um estudo sobre o livro didático. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23111-
dc.descriptionTrabalho publicado na Revista L@el em (Dis-)curso, vol. 7, n.1, 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to bring up discussions about the Portuguese language teaching, as well as the pluralism and dynamism of language as a social element, constrasting with Tradicional Grammar teaching. Considering as the object of the study phenomena related to linguistic variation in Perspectiva textbook collection from Elementary Level, from 6th to 9th grades it will be verified if in these books are activities that include such phenomena. The objective of this study is to know how these phenomena happen and how often them happen because, if we consider the cultural diversity of Brazil, we should also recognize the linguistic differences, once there are social and regional varieties, among others. Knowing the importance about reflecting on the role of school about in his reality, it was sought to support this research on Sociolinguistic Theories associated with Socionteractionist Theory advocated in PCNs, and on theoretical assumptions of authors such as Mollica and Braga (2010) Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) and Travaglia (2008). The results of this study point out to a language teaching based on the most prestigious linguistic variety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.relation.urihttp://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/23737/19735pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/about/editorialPolicies#openAccessPolicypt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleVariação linguística em língua portuguesa: um estudo sobre o livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeLinguistic variation in portuguese language: a study about the textbookpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo trazer à tona discussões em torno do ensino de Língua Portuguesa, bem como a pluralidade e dinamicidade da língua, enquanto elemento social, em contraponto ao ensino da Gramática Tradicional. Considerando como objeto de estudo fenômenos referentes à variação linguística em livros didáticos da coleção Perspectiva do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, procurar-se-á verificar se há nesses livros atividades que abordem os fenômenos. O objetivo é saber como e em que medida acontecem, pois, se considerarmos a diversidade cultural do Brasil, deveríamos reconhecer também as diferenças linguísticas, uma vez que existem variedades sociais, regionais, dentre outras. Sabendo da importância de refletir sobre o papel das instituições escolares frente a essa realidade, buscou-se fundamentar essa pesquisa nos constructos teóricos da Sociolinguística associada à Teoria Sociointeracionista preconizada nos PCNs, e dos pressupostos teóricos de autores como: Mollica e Braga (2010), Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) e Travaglia (2008). Os resultados desse estudo indicaram um ensino de língua fundamentado na variedade linguística de maior prestígio.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz-Oliveira, Siderlene
dc.contributor.referee1Não consta
dc.contributor.referee2Não consta
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Letras: Linguagem e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_04.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.