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Título: Variação linguística em língua portuguesa: um estudo sobre o livro didático
Título(s) alternativo(s): Linguistic variation in portuguese language: a study about the textbook
Autor(es): Pagnoncelli, Cláudia
Orientador(es): Muniz-Oliveira, Siderlene
Palavras-chave: Linguagem e educação
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Análise linguística
Língua portuguesa
Livros didáticos
Language and education
Language and languages - Study and teaching
Linguistic analysis (Linguistics)
Portuguese language
Textbooks
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PAGNONCELLI, Cláudia. Variação linguística em língua portuguesa: um estudo sobre o livro didático. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer à tona discussões em torno do ensino de Língua Portuguesa, bem como a pluralidade e dinamicidade da língua, enquanto elemento social, em contraponto ao ensino da Gramática Tradicional. Considerando como objeto de estudo fenômenos referentes à variação linguística em livros didáticos da coleção Perspectiva do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, procurar-se-á verificar se há nesses livros atividades que abordem os fenômenos. O objetivo é saber como e em que medida acontecem, pois, se considerarmos a diversidade cultural do Brasil, deveríamos reconhecer também as diferenças linguísticas, uma vez que existem variedades sociais, regionais, dentre outras. Sabendo da importância de refletir sobre o papel das instituições escolares frente a essa realidade, buscou-se fundamentar essa pesquisa nos constructos teóricos da Sociolinguística associada à Teoria Sociointeracionista preconizada nos PCNs, e dos pressupostos teóricos de autores como: Mollica e Braga (2010), Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) e Travaglia (2008). Os resultados desse estudo indicaram um ensino de língua fundamentado na variedade linguística de maior prestígio.
Abstract: This paper aims to bring up discussions about the Portuguese language teaching, as well as the pluralism and dynamism of language as a social element, constrasting with Tradicional Grammar teaching. Considering as the object of the study phenomena related to linguistic variation in Perspectiva textbook collection from Elementary Level, from 6th to 9th grades it will be verified if in these books are activities that include such phenomena. The objective of this study is to know how these phenomena happen and how often them happen because, if we consider the cultural diversity of Brazil, we should also recognize the linguistic differences, once there are social and regional varieties, among others. Knowing the importance about reflecting on the role of school about in his reality, it was sought to support this research on Sociolinguistic Theories associated with Socionteractionist Theory advocated in PCNs, and on theoretical assumptions of authors such as Mollica and Braga (2010) Bagno; Stubbs; Gagnée (2002), Bagno (2004, 2007), Marcuschi (2004) and Travaglia (2008). The results of this study point out to a language teaching based on the most prestigious linguistic variety.
Descrição: Trabalho publicado na Revista L@el em (Dis-)curso, vol. 7, n.1, 2015.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23111
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