Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103
Título: | O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
Autor(es): | Vieira, Patrícia Cácia |
Orientador(es): | Ponzoni, Denise Maria Bueno |
Palavras-chave: | Professores - Formação Estudo dirigido Formação profissional Escolas públicas Teachers, Training of Supervised study Occupational training Public schools |
Data do documento: | 30-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | VIEIRA, Patrícia Cácia. O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do PIBID enquanto agente de aperfeiçoamento para a melhoria da educação na escola básica e a importância do papel do professor supervisor junto a este programa que desempenha a relação Universidade/Escola, na qual os supervisores assumem papel de co-formadores de licenciandos, agindo como protagonistas no processo da formação inicial, proporcionando uma ligação direta entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada na escola. O PIBID propicia ao professor supervisor a oportunidade de aperfeiçoamento na sua formação enquanto professor da escola básica, na medida em que tira o profissional da "zona de conforto" e o instiga a procurar novos desafios que venham a somar à sua formação resultando diretamente na sua prática. Os eventos oportunizados pelo PIBID (Encontros regionais e nacionais de licenciaturas, Seminários, Congressos, etc.) fazem com que todos os sujeitos envolvidos, principalmente o professor supervisor, busque transpor suas limitações e ampliar seus horizontes de práticas pedagógicas. O contato com abordagens metodológicas diversificadas e discutidas em reuniões e planejamentos com o grupo (supervisor e acadêmicos), proporciona ao professor supervisor a possibilidade de uma constante auto avaliação resultando numa ressignificação da sua prática docente. A referida pesquisa dar-se-á por meio de estudo documental e teórico relatando as experiências vividas enquanto professora-supervisora no ano de 2013, junto ao Colégio Monsenhor Eduardo, de Palmas/PR. Entre os principais resultados desse processo, destacam-se o crescimento e a exigência pedagógica do profissional em questão; a capacidade de autorreflexão frente aos resultados ou obstáculos encontrados; a busca pela melhoria na qualidade de ensino, tendo como base novas propostas de contribuições didático-pedagógicas na busca por metodologias que apresentem resultados na formação crítico-social do educando; estímulo e responsabilidade na formação continuada; troca de experiências e vivências pedagógicas. A participação e envolvimento no Programa possibilita uma visão ampliada do que é o ensinar e a importância de que o constante aprimoramento do professor supervisor, proporcionado pelo PIBID, tem na (trans)formação do profissional professor da escola básica. |
Descrição: | Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015 |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103 |
Aparece nas coleções: | PB - Letras: Linguagem e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_EL_I_2015_17.pdf | 417,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.