Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOtto, Glaucia-
dc.date.accessioned2017-08-18T17:48:13Z-
dc.date.available2017-08-18T17:48:13Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationOTTO, Glaucia. Análise de uma sequência didática com diferentes categorias de vídeos no processo de ensino aprendizagem de anatomia e fisiologia humana. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2307-
dc.descriptionAcompanha: Uma sequência didática para o ensino de anatomia e fisiologia humanapt_BR
dc.description.abstractThis study presents a proposal for a didactic sequence that inserts videos as mediators in the teaching and learning process of Anatomy and Human Physiology for the eighth year of elementary school. The research was carried out at a state school in one of the municipalities of the metropolitan region of Curitiba and seeks to answer the following question: How do different categories of videos, inserted in a didactic sequence, contribute to the learning process? To answer such a question the research was based on Vygotsky's theories of learning. The lack of research in the field of Anatomy and Human Physiology teaching and the great interest of the students in medical and public health news and issues was the major motivation for choosing the topic. The choice of videos as a tool for the didactic sequence was based on the conclusion that through these resources teaching can become more attractive and enjoyable. The videos were classified according to Bartolomé as "Lesson", "Monoconceitual", and "Impacto", and as a data collection document two reports were used that were analyzed in a comparative way, which allowed to qualify the gains in relation to the learning of the contents Of Anatomy and Human Physiology showing mainly the importance of inserting videos of different categories,where each typology approaches the content with a different perspective within the various teaching methodologies, being able to have the intervention of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/pt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. - (Lev Semenovich) - 1896-1934pt_BR
dc.subjectAnatomia humana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFisiologia humana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. - (Lev Semenovich) - 1896-1934pt_BR
dc.subjectHuman anatomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHuman physiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAnálise de uma sequência didática com diferentes categorias de vídeos no processo de ensino aprendizagem de anatomia e fisiologia humanapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of a didatic sequence with different categories of videos in the learing process of anatomy and human physiologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma proposta de sequência didática que insere vídeos como mediadores no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia e Fisiologia Humana para o oitavo ano do ensino fundamental. A investigação foi realizada em uma escola estadual de um dos municípios, da região metropolitana de Curitiba e busca responder a seguinte questão: Como diferentes categorias de vídeos, inseridos em uma sequência didática contribuem para o processo de ensino aprendizagem? Para responder tal questão a pesquisa foi embasada nas teorias de aprendizagem de Vygotsky.A falta de pesquisa na área de ensino de Anatomia e Fisiologia Humana e o grande interesse dos alunos em notícias e questões da área médica e de saúde pública foi a maior motivação da escolha do tema. A escolha do uso de vídeos como ferramenta para a sequência didática se deu pela conclusão de que através destes recursos o ensino pode se tornar mais atrativo e prazeroso. Os vídeos foram classificados conforme Bartolomé como “Lição”, “Monoconceitual”, e “Impacto”, e como documento da coleta de dados foi utilizado dois relatórios que foram analisados de forma comparativa, o que permitiu qualificar os ganhos em relação a aprendizagem dos conteúdos de Anatomia e Fisiologia Humana mostrando principalmente, a importância de inserir vídeos de diferentes categorias, onde cada tipologia aborda o conteúdo com uma perspectiva diferenciada dentro das várias metodologias de ensino, podendo ter a intervenção do professor e aluno, principalmente do vídeo classificado como sendo de impacto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0665326835125574pt_BR
dc.contributor.advisor1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.contributor.referee1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.referee2Oliveira, Odisséia Boaventura de-
dc.contributor.referee3Miquelin, Charlie Antoni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Otto, Claudia_2017.pdf4,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Otto, Claudia_2017.1.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons