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dc.creatorHaenisch, Dayana-
dc.date.accessioned2017-08-18T17:40:36Z-
dc.date.available2017-08-18T17:40:36Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationHAENISCH, Dayana. Ensino de Ciências no acolhimento institucional: a ciência no palco. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2306-
dc.descriptionAcompanha: Proposta pedagógica crítica: articulação entre o teatro do oprimido e o ensino de ciênciapt_BR
dc.description.abstractThis study was motivated by the following disquiet, how can teaching science, in a critical-problematizing perspective, in the institutional reception service, contribute to the scientific and educational formation of vulnerable adolescents? The general objective of this question is to analyze the contribution of science education developed in an institutional reception environment, in a Freirean critical-problematizing perspective, for the promotion of scientific knowledge to the adolescents and identifying as the process of meaningful awareness, of which the receptions Are authors, collaborates for their individual and social transformation. The present research seeks to help significantly in the preparation and training of adolescents for their autonomy when they reach the age of eighteen, this educational action promotes scientific knowledge, based on access to science education in the institutional reception, as well as support them in the Process of breaking the cycle of violence in the history of their lives. From this perspective, the research is based on problematizing and transformative education with Freirean presuppositions, with the contributions of the Pedagogy of the Oppressed. As methodological procedures of the action research, the development of two of the techniques, being the Image Theater and the Theater Forum, of the theatrical method known as Theater of the Oppressed, created by Augusto Boal. Subsequently, articulates the promotion of scientific knowledge based on the Pedagogical Moments, referenced by Delizoicov, Angotti and Pernambuco. In order to analyze the data and information brought by the field research, we use the Discursive Textual Analysis, considering the audio-recording performed in each encounter with the adolescents, highlighting the a priori and emerging categories manifested in the study. Concluding with the presentation of the results, in which it was possible to verify the contribution of science teaching in a non-formal education space, as well as to identify the process of awareness-raising meaning, in which the presence of critical awareness was noticed at the end of the course field research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdolescentes - Assistência em instituiçõespt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectTeatro e sociedadept_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectAssistência social - Política governamentalpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeenagers - Institutional carept_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectTheater and societypt_BR
dc.subjectEducational sociologypt_BR
dc.subjectCharities - Government policypt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleEnsino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polopt_BR
dc.title.alternativeTeaching science in institutional reception: science on stagept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi motivado em torno da seguinte inquietação, como o ensino de ciências, em uma perspectiva crítico-problematizadora, no serviço de acolhimento institucional, pode contribuir para a formação científica e educacional de adolescentes em condição de vulnerabilidade? Essa questão tem por objetivo geral analisar a contribuição do ensino de ciências desenvolvido em ambiente de acolhimento institucional, em uma perspectiva crítico-problematizadora freireana, para a promoção do conhecimento científico às adolescentes acolhidas e identificando como o processo de significação conscientizadora, do qual as acolhidas são autoras, colabora para a sua transformação individual e social. A presente investigação busca auxiliar significativamente na preparação e na formação das adolescentes para sua autonomia ao chegarem aos dezoito anos, essa ação educacional vem promover o conhecimento científico, a partir do acesso ao ensino de ciências no acolhimento institucional, como também, apoiá-las no processo de ruptura do ciclo de violência na história de suas vidas. Nessa perspectiva, a pesquisa é embasada na educação problematizadora e transformadora com pressupostos freireanos, com as contribuições da Pedagogia do Oprimido. Como procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, utiliza-se o desenvolvimento de duas das técnicas, sendo o Teatro Imagem e o Teatro Fórum, do método teatral conhecido por Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Posteriormente, articula-se a promoção do conhecimento científico pautado nos Momentos Pedagógicos, referenciados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Para analisar os dados e informações trazidos pela pesquisa de campo se recorre à Análise Textual Discursiva, considerando a audiogravação realizada em cada encontro com as adolescentes, destacando-se as categorias a priori e as emergentes manifestadas no estudo. Concluindo com a apresentação dos resultados, nos quais foi possível verificar a contribuição do ensino de ciências, em espaço de educação não formal, como também identificar o processo de significação conscientizadora, em que notou-se a presença da consciência crítica ao final do percurso da pesquisa de campo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6960293558305856pt_BR
dc.contributor.advisor1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982143039494456pt_BR
dc.contributor.referee1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee3Silva, Antônio Fernando Gouvêa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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